Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Pablo Valada

A senadora Kátia Abreu (Sem Partido) parece ter mandado nesta terça-feira, 5, por meio da sua página na rede social Facebook, um recado para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), que lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado nesta última segunda-feira. Kátia declarou que se alguém quiser ser governador do Estado terá de disputar com ela. "Se alguém desejar ser governador do Tocantins precisará disputar comigo e me derrotar, porque continuo firme no meu propósito. Somente Deus pode me tirar da candidatura. Estou confiante e obstinada. O Tocantins tem jeito!", comentou. 

Até aí tudo bem, poderia ser apenas uma declaração genérica da senadora, mas o fato é que foi exatamente Dimas quem disse ontem, ipsis litteris, que “o Tocantins tem jeito”, ao arrematar de forma efusiva seu discurso durante o evento de lançamento da sua pré-candidatura. Na oportunidade Dimas ainda lembrou o slogan criado para sua campanha em Araguaína que afirmava: "Araguaína tem jeito". E aí o busílis da questão, a senadora não iria plagiar o prefeito em tal declaração, se não tivesse o mesmo como alvo certo do recado.

Durante o evento do lançamento da sua pré-candidatura, que foi prestigiada por vários prefeitos, deputados estaduais e federal, além do senador Vicentinho Alves (PR), o pré-candidato Ronaldo Dimas afirmou que buscará aliança com todos os partidos.

Durante coletiva com imprensa indagado se poderia ser vice de Kátia Abreu, Dimas respondeu: “ela pode ser vice também”. Ele afirmou na oportunidade que, tanto o senador Ataídes Oliveira (PSDB) – que também já lançou sua pré-candidatura ao Governo - quanto a senadora Kátia Abreu são pessoas que respeita muito, “não tenho nenhum tipo problemas com os dois. Se tiverem na disputa é um direito que cada um tem. Eu continuo querendo o apoio deles, não somente como pré-candidato, também como prefeito”, frisou.

Dimas ainda lembrou, na ocasião, que a senadora Kátia Abreu estará em Araguaína na próxima segunda-feira para inaugurar juntamente com ele um centro de recuperação de dependentes químicos construído com recursos alocados pela senadora. “Quem traz recurso para Araguaína a gente agradece e reconhece, com nome e placa, inclusive!”, concluiu.   

A senadora Kátia Abreu, por outro lado, justifica sua declaração afirmando que tem até grupo no aplicativo Whatsapp com o título "O Tocantins tem jeito". O fato é que a campanha para o Governo do Estado já está acelerando e os personagens principais já começam a disputa pelo sentido e significação das formações discursivas.

Outros Pré-candidatos

Vários nomes já estão lançados como pré-candidatos na disputa pelo Governo do Estado. Além de Dimas, Ataídes Oliveira e Kátia Abreu, o deputado estadual Paulo Mourão, pré-candidato pelo PT; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB); o ex-juiz e advogado Marlón Reis (Rede) e o próprio governador Marcelo Miranda (PMDB) que já se movimenta em busca da reeleição, embora recentemente tenha sido condenado à perda dos direitos políticos por sete anos. Decisão que ainda cabe recurso, mas que vai gerar imenso desgaste em uma eventual candidatura à reeleição.