Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Material informativo será distribuídos pelos órgãos ambientais

Material informativo será distribuídos pelos órgãos ambientais Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins Material informativo será distribuídos pelos órgãos ambientais Material informativo será distribuídos pelos órgãos ambientais

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Guarda Metropolitana Ambiental e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA) realizam na próxima sexta-feira, 8, na Avenida JK em Palmas, uma blitz educativa relacionada ao período da Piracema. 

A blitz acontecerá próximo da Prefeitura de Palmas, a partir das 7 horas. Os condutores dos veículos abordados irão receber uma breve orientação de educação ambiental e um panfleto com recomendações que devem ser observadas no período de defeso às margens e ao longo dos cursos d'água no Tocantins.

Em 2017, no Tocantins, o período de defeso teve início no último dia 1º de novembro e estará vigente até o dia 28 de fevereiro de 2018. Durante a temporada de suspensão da pesca, somente pescadores artesanais e os ribeirinhos, podem retirar a quantidade de peixe destinada ao consumo próprio. No período, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem, garantindo, além do equilíbrio ambiental, a manutenção de estoques pesqueiros nos rios e lagos do Estado.

Informativo 

O informativo alerta para a não utilização de materiais e equipamentos, que não são permitidos, mesmo na atividade de pesca para consumo próprio e a necessidade de apresentação do tipo de licença que o pescador possui, no momento da abordagem das equipes de fiscalização.

Além de orientar quanto ao cuidado necessário com qualquer tipo de lixo produzido durante a visita do pescador ao longo do rio e suas margens, o impresso é uma forma descontraída de comunicar com a comunidade pesqueira e os visitantes das águas tocantinenses, para falar sobre assuntos sérios relacionados à atividade de pesca, com o objetivo de evitar ações predatórias.

No site do Naturatins, do lado direito da tela, o pescador tem acesso online a Licença para Pesca Amadora com todas as instruções e a Tabela com limites dos tamanhos mínimos de pescado.

Qualquer pessoa pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais e de forma gratuita via online no link do Linha Verde ou pelo telefone 0800 63 1155. (Com informações Naturatins)