Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Por meio de uma determinação judicial, o processo de eleitoral para a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), que aconteceria nesta última quinta-feira, 7, foi cancelado.

A ação na justiça foi solicitada pelo servidor Chris Teixeira Madureira que diz acreditar que existem irregularidades no processo eleitoral presidida pelo atual presidente da entidade, Cleiton Pinheiro, que está concorrendo ao quarto mandato à frente da instituição.

Segundo Chris Teixeira a atual diretoria que compõe a Chapa 1 fez alterações no estatuto social da entidade com o objetivo de se perpetuar no poder. “Inclusive o juiz que determinou o cancelamento da eleição ressaltou em sua decisão que uma das irregularidades no estatuto foi justamente essa perpetuação no poder”, afirma.

O Movimento pela Moralização e Democratização do Sisepe (MMDS) e o servidor Chris Teixeira, uniram-se para buscar transparência no processo eleitoral e o MMDS com a decisão judicial irá propor uma chapa, pois entende que não cabe no sindicalismo atual reeleições infinitas. O movimento ainda acusa a atual diretoria de assédio moral contra trabalhadores de sindicatos e invasão de base de outras entidades sindicais.

Nota

Sobre a nota emitida pela Chapa 1 nesta última quinta-feira, o MMDS rebate as afirmações de que a chapa presa pela lisura e transparência, pois, segundo o movimento, a chapa se negou a fornecer documentos sobre o processo eleitoral.

O MMDS ainda salienta que o presidente da comissão eleitoral é diretor subordinado do atual presidente do Sisepe e o mesmo foi presidente da comissão eleitoral de 2014 cuja condução do processo eleitoral foi parar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) onde o atual presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, permanece no cargo por força de uma liminar, tendo perdido em todas as instâncias.

Outro ponto que o MMDS questiona é a resistência da Chapa 1 em ter uma chapa concorrente. Segundo o movimento a resistência acontece devido ao fato de querer se perpetuar no poder. Além disso, o MMDS rebate a afirmação da Chapa 1 que citou em nota sobre renovação em sua chapa, mas que, na verdade, se tratam dos mesmos diretores, segundo o MMDS.