Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes/ Sesau/TO

Foto: Nielcem Fernandes/ Sesau/TO

O nascimento de um filho é um momento mágico para a família, mas também é um momento de apreensão, pois dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 10% dos recém-nascidos em território nacional necessitaram passar pelo processo de reanimação. No sentido de colaborar com a felicidade das novas famílias, a SBP lançou a Campanha Nascimento Seguro, abraçada pela Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) que doou, na manhã desta terça-feira, um aparelho de reanimação neonatal mais conhecido como Baby Puff, ao Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos.

De acordo com o coordenador do curso de reanimação neonatal da SBP e da STOP, Hélio Maués, o equipamento doado faz parte da programação da campanha Nascimento Seguro, da SBP em todo Brasil. Essa campanha, segundo o coordenador, é feita para e conscientizar toda sociedade brasileira sobre o processo de reanimação. “Em 90% dos partos o bebê vai nascer bem. Em ao menos 10% dos partos, esse bebê não vai nascer bem e por isso precisa ser reanimado. O aparelho que estamos doando é chamado de ventilador mecânico manual e tem algumas características importantes. Quanto menor o bebê, melhor a eficácia do aparelho. No caso do Dona Regina, que atende muitos partos de bebês prematuros, esse aparelho conhecido como Baby Puff, é um material imprescindível para realizar o ressuscitamento na sala de parto, pois ventila e oxigena de acordo com as necessidades especificas do bebê ao contrário dos outros equipamentos que não fazem isso” explicou. 

Ainda segundo Hélio, a STOP também oferece aos profissionais médicos e não médicos o curso de reanimação. “Nossa ideia aqui no Hospital Dona Regina é capacitar e atualizar o maior número de pessoas para manusear esse equipamento. A maioria dos profissionais médicos e não médicos que atuam na sala de parto, médicos, enfermeiras e terapeutas foram capacitados recentemente” concluiu.

A pediatra e presidente da STOP, Greice de Castro, ressaltou a importância do atendimento do recém-nascido no primeiro minuto de vida. “De acordo com as novas normas e novas técnicas de reanimação neonatal, o Baby Puff é um importante aparelho a ser utilizado e nos serviços de saúde públicos o acesso ainda é muito difícil. A reanimação é feita seguindo alguns passos, mas chega o momento em que se faz necessário a transferência desse bebê para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e de organizar uma vaga em uma unidade intermediária, e é nesse momento que entra o Baby Puff ou o aparelho mecânico de ventilação manual enquanto esse tramite é organizado” disse.

“Esse é um dos aparelhos essenciais na reanimação neonatal de qualidade e vai nos ajudar a disponibilizar esse serviço aos nossos recém-nascidos em situação grave, pois, somos um hospital de referência em partos de alto risco para todo Estado. Nós recebemos gestantes com gestação de altíssimo risco e bebês que nascem em estado grave e esse aparelho vai nos ajudar a prestar melhor qualidade nessa assistência de reanimação neonatal”, comemorou a diretora geral da maternidade, Débora Petry.

Nascimento Seguro

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha Nascimento Seguro sob a ótica de que um início de vida saudável é o coração do capital humano e do progresso econômico do país haja vista que não havendo sequelas não serão necessários os gastos com tratamentos de saúde, portando configurando um indivíduo saudável. A missão da campanha é salvar vidas com qualidade baseada em protocolos e capacitação das equipes aliados ao uso dos equipamentos.