Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: João Miranda Nos atrativos do Parque e nas Dunas, foram recebidos cerca de 20 mil visitantes Nos atrativos do Parque e nas Dunas, foram recebidos cerca de 20 mil visitantes

Na próxima sexta-feira, 12, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma das belezas naturais do Tocantins comemora seu 17º aniversário, com quase 34% de aumento nas visitas turísticas, de voluntários e pesquisadores. Além das atividades de rotina do Parque, a data será celebrada com um bolo e programação cultural, a partir das 17h, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental, em Mateiros.

De acordo com o balanço da Supervisão do PEJ, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, nos atrativos do Parque e nas Dunas, foram recebidos cerca de   20 mil visitantes de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017, ou seja, cerca de 5 mil visitantes a mais se comparado ao ano de 2016. O mês de julho foi período que registrou o maior número de visitantes, com a soma de 3.172 pessoas conforme relatório encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão gestor do Parque.

Para o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti) é o momento de celebrar e parabenizar o sucesso de toda equipe envolvida. "Podemos avançar mais, contudo temos muito a comemorar. Os encantos da região, da comunidade do Jalapão e do Tocantins se tornaram cenário e inspiração da programação diária do horário nobre de um dos maiores veículos da televisão brasileira. Um conjunto de belezas, que vive seu momento de sucesso, no contexto da trama televisiva, transmitida em rede nacional que estimula outras produções. Encantos de uma riqueza única, conhecida ao longo dos anos, por milhares de admiradores de diversas as regiões do país, além de pesquisadores brasileiros e internacionais, que se dedicam às questões voltadas para a proteção e a preservação ambiental. Agora, mais do que nunca, merece nossos cuidados", afirmou.

O supervisor do Parque Estadual do Jalapão, João Miranda de Sousa, conta que, durante todo o ano passado, 14 áreas foram manejadas pela brigada do Parque com o projeto Manejo Integrado do Fogo (MIF), houve o registro de apenas 4 incêndios dentro da unidade e a realização de ações educativas, em datas comemorativas do calendário ambiental, como a semana da água, semana do meio ambiente, dia do cerrado, entre outros. "Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados, com muito êxito por toda a equipe. Todas as atividades foram planejadas e receberam avaliação positiva do MIF nas comunidades dentro do PEJ, durante as reuniões realizadas, sob a gestão e com o apoio do Naturatins. Também foram realizadas ações ambientais educativas nas escolas de Mateiros e escolas rurais, comunidades quilombolas e atrativos turísticos da região", relatou elogiando, Miranda.

Em uma das últimas visitas, a bióloga e supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, relata que acompanhou pesquisadores alemães e australianos, que vieram conhecer pessoalmente as experiências do projeto de Manejo de Base Comunitária e de queimas prescritas da APA para prevenção de incêndios florestais, apresentados no Seminário Internacional sobre Manejo Integrado do Fogo, em Brasília e apreciar os recursos naturais que compõem a extensão do bioma do Parque.

Na região norte do Brasil, o Jalapão se destaca entre os lugares mais procurados para o ecoturismo e turismo de aventura. As Dunas é um dos atrativos do PEJ, protegidos pelo Naturatins, em parceria com as comunidades da região. Suas areias douradas, os rios, cachoeiras e veredas onde o Buriti e o Capim Dourado se multiplicam protegidos para enriquecer o artesanato tocantinense, produzem o sustento de dezenas de famílias quilombolas locais.

Além da brigada de combate a incêndios florestais, o PEJ conta com inspetores, guardas-parque e servidores administrativos distribuídos em duas bases de apoio no seu interior, dedicados à preservação de seus mais de 158 mil hectares. Em um desses pontos está o centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos que visitam o Jalapão e no outro, a sede administrativa, que também conta com o Centro de Capacitação e Educação Ambiental localizado, no centro do município de Mateiros.

Saiba mais

O Parque Estadual do Jalapão, também conhecido por PEJ, pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins, com área concentrada no município de Mateiros, fazendo divisas com Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.

O PEJ vem chamando a atenção de produtores de programas de TV, como o episódio “Dual Survival”, um reality show do Discovery Channel, exibido em circuito nacional e conhecido internacionalmente, que teve suas gravações no Parque, durante o mês de junho de 2016, além de filmes que usam o espaço como cenário para locações.

Outras atividades envolvem ações de educação ambiental, do programa voluntariado e de proteção do Pato Mergulhão, espécie ameaçada de extinção.