Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Araguaína possui mais de 103 mil imóveis, divididos em 13 zonas no município

Araguaína possui mais de 103 mil imóveis, divididos em 13 zonas no município Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Araguaína possui mais de 103 mil imóveis, divididos em 13 zonas no município Araguaína possui mais de 103 mil imóveis, divididos em 13 zonas no município

Nesta última segunda-feira, 15, foi divulgado no Diário Oficial de Araguaína os valores do IPTU deste ano, de acordo com os dados constantes no cadastro da Secretaria Municipal da Fazenda e informações repassadas pelos próprios contribuintes. A partir da publicação, o contribuinte é considerado regularmente notificado e poderá efetuar o pagamento à vista ou parcelado em até 9 vezes.

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), manteve o desconto de 35% sobre o valor dos terrenos para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No Decreto nº 055, publicado no Diário Oficial do último dia 27 de dezembro, antes de sair em licença de férias, o prefeito considerou a planta de valores do exercício fiscal de 2017 para 2018, beneficiando todos os contribuintes araguainenses dos mais de 103 mil imóveis, divididos em 13 zonas no Município.

Pagamento

O contribuinte que fizer o pagamento do IPTU à vista terá desconto de 35% no valor do lote se efetuar até dia 31 de janeiro e ainda, se tiver pago o tributo sem atraso em 2017, terá mais 10% de desconto.

Receberão desconto de 20% no valor do imóvel quem pagar até o último dia de fevereiro e mais os 8% de adimplência do ano anterior. Quem pagar até 31 de março, manterá os 10% de desconto no valor do lote e mais 6% se tiver pago em dias no exercício do ano passado.

Mais descontos

A Lei Complementar nº 0008/2013 prevê mais descontos para os seguintes casos: para o imóvel onde há casa, situado em via não-pavimentada; o lote, seja murado no fundo e nas laterais e na frente possua grade, alambrado, mureta com no mínimo um metro de altura ou outro fechamento que possibilite fácil visibilidade de seu interior; que possua calçada, em conformidade ao padrão local; e destinado ao uso empresarial e que possua recuo igual ou superior a cinco metros.

Nesses casos, os descontos podem ser de até 30% sobre o valor do tributo. Para ter esses descontos, o contribuinte deve informar à Secretaria da Fazenda sobre seu caso e pedir que uma equipe avalie seu imóvel.

Isenções

Os contribuintes também devem ficar atentos às isenções do IPTU e solicitar o benefício junto à secretaria. Ficam isentos de pagar o imposto o imóvel de propriedade da pessoa que for maior de 65 anos, o aposentado por invalidez e o contribuinte cuja família tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou renda total igual ou inferior a meio salário mínimo por membro.

Em dia

Para cumprir as datas e manter os valores e descontos, o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 777, no Centro, e retirar as guias para pagamento. Para facilitar para os moradores, a Prefeitura ampliou em 2017 o horário de funcionamento da secretaria, das 7 às 18 horas, sem interrupção.

Caso o contribuinte não pague dentro das datas estipuladas, os valores não terão os descontos e sofrerão reajustes de multas e juros.