Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Mauro Carlesse PHS, pré-candidato ao Governo do Tocantins, visitou o Jalapão no último fim de semana e, após conhecer de perto várias comunidades, disse que a região é um diamante que precisa ser lapidado. “É preciso agregar divisas ao Tocantins a partir de investimentos no Turismo e em projetos sustentáveis na região. Desta forma, iremos melhorar a vida das comunidades locais e colocar o Jalapão como vitrine para Estado”, disse Carlesse. 

Carlesse diz que é preciso investir na estruturação das estradas de acesso a Mateiros e São Félix, capacitar o aparato turístico, fazer parceria forte entre governo e a comunidade local e ainda buscar investidores. Segundo o deputado, o bioma da região precisa de muita atenção por parte das autoridades, pois é frágil e precisa de manejo adequado para evitar impactos degradantes. 

Mauro Carlesse visitou a unidade administrativa que o Estado mantém no local e constatou que a unidade precisa de apoio e investimento para fazer a devida gestão do Parque. Na comunidade do Prata, o parlamentar experimentou da rapadura produzida ali e ouviu de alguns moradores as suas opiniões sobre o que precisa ser feito para fortalecer a qualidade de vida local. “Antes de sonhar com projetos megalomaníacos para a região é preciso primeiro levar infraestrutura para tirar a população do isolamento social e dar a ela condições de explorar seus negócios com dignidade e o devido apoio governamental”, reforçou.

Carlesse demonstra preocupação com o forte fluxo de turistas no Jalapão atualmente devido a exposição dos pontos turísticos na mídia, por meio de novela "O Outro Lado do Paraíso" da Rede Globo. “Está uma calamidade a estrada entre Mateiros e Ponte Alta. Parece que o Governo não visita a região e caso não haja uma intervenção urgente haverá interrupção das visitas ao Jalapão, principalmente à Cachoeira da Velha e às dunas”, concluiu.