Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental aconteceu em 2017

Primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental aconteceu em 2017 Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins

Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins Primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental aconteceu em 2017 Primeira edição do Prêmio Mérito Ambiental aconteceu em 2017

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) abre, a partir da próxima segunda-feira, 22, até 25 de março, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins (PMA). A premiação tem o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na conservação e defesa do meio ambiente no Estado, bem como estimular as boas práticas ambientais por parte da sociedade, órgãos públicos e iniciativa privada, por intermédio de ações que contemplem o desenvolvimento sustentável.

São seis categorias de prêmio: Comenda Jornalismo Ambiental, onde serão homenageados os veículos de comunicação televisivos, radiofônicos e  profissionais da área; Troféu Responsabilidade Ambiental, voltado às empresas, universidades e organizações não governamentais; prêmio Comenda Boas Práticas Sustentáveis, destinado aos proprietários rurais e agricultores familiares; Troféu Escola de Educação Ambiental, para premiar duas escolas; Troféu Cidade Sustentável, para contemplar as gestões municipais e prefeituras que desenvolvem trabalhos e projetos ambientais; e o Troféu Mérito Ambiental, para os Comitês de Bacias que mais atuaram na proteção dos recursos hídricos do Tocantins.

A gestora da Semarh, Meire Carreira, ressaltou a importância da segunda edição para fomentar e valorizar as boas práticas desenvolvidas para a preservação do ecossistema. “Tivemos um retorno positivo e vimos que empresas e pessoas contribuem significantemente para a manutenção do nosso meio ambiente. É importante disseminarmos essas ações e que sirvam de inspiração”, explicou.

Meire Carreira informou que devido a grande procura em 2017, a equipe organizadora adotou a estratégia de iniciar mais cedo as inscrições. “Teremos um tempo maior para divulgar o Prêmio e assim oportunizar uma maior participação dos interessados não somente de Palmas, mas também do interior do Estado”, afirmou.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 22 somente por meio do site www.semarh.to.gov.br/premiomeritoambiental. O participante deverá preencher o formulário e indicar o link de acesso para seu projeto, que deverá estar publicado no Youtube ou Vímeo, conforme define o regulamento a ser acessado no site www.semarh.to.gov.br.

O diretor do Desenvolvimento Sustentável, Jânio Washington, explicou como se dará a composição dos jurados. “A comissão julgadora terá sua composição formada por representantes indicados por entidades que tenham ligação direta com o meio ambiente, serão um titular e um suplente que analisarão se o projeto traz resultado efetivo para o meio ambiente e para a sociedade de modo geral, se é economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e principalmente se está em pleno funcionamento”, conclui Jânio.

A premiação ocorrerá em 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.