Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Desde março do ano passado a senadora vêm se reunindo com seguimentos da sociedade civil organizada e lideranças políticas Desde março do ano passado a senadora vêm se reunindo com seguimentos da sociedade civil organizada e lideranças políticas

A senadora Kátia Abreu nesta segunda-feira, 22, esteve nas cidades de Alvorada e Gurupi, sul do Estado. Desde março do ano passado ela vêm se reunindo com seguimentos da sociedade civil organizada e lideranças políticas. O foco da pré-candidata ao Governo do Estado, tem sido ouvir as pessoas em suas reuniões realizadas pelo Tocantins.

“Neste primeiro momento estamos indo aos municípios para ouvir as pessoas. Os problemas que estão enfrentando por causa da ausência do poder público”, disse Kátia Abreu.

As ideias e sugestões propostas pelas pessoas são anotadas e servirão de subsídio para o projeto de governo que à pré-candidata está elaborando.   

Alvorada

Na cidade de Alvorada, acompanhada do prefeito Paulo Antônio, Kátia Abreu se reuniu, na Câmara Municipal, com vereadores, comerciantes, servidores públicos, professores, produtores rurais e profissionais liderais. O grupo pontuou suas demandas, principalmente na área de infraestrutura, segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento econômico.

Na ocasião, após os apontamentos relacionados ao crescimento econômico do estado e da região, a pré-candidata disse que o Tocantins não tem como atrair investidores sem regularização fundiária, ou seja, sem emitir o documento da terra aos seus respectivos proprietários.

“A maioria das propriedades rurais no estado não têm documento. Se o cidadão não tem documento da terra dele como investir em algo que não é seu, você investiria? Isso inviabiliza financiamentos e não atraí investidores. Como alguém vai comprar uma terra sem documento? Esse é um problema seríssimo que precisa ser resolvido. A pessoa lutou a vida toda para adquirir um bem, sua casa, sua moto, seu carro, sua chácara, sua fazendinha ou fazenda grande não importa é sua e você tem direito de propriedade sobre ela”, afirmou.

Gurupi

Também na cidade de Gurupi, Kátia Abreu se reuniu com vereadores, professores, secretários do município, produtores rurais e empresários. O encontro ocorreu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na qual foi discutido desenvolvimento econômico do estado.

Os empresários classificaram a carga tributária “excessiva” como um dos principais gargalhos enfrentados pelo setor. A pré-candidata disse que o problema está acontecendo em todo o Brasil, afirmando que no Tocantins “as forças coercitivas estão muito mais fortes do que as forças que amparam, impedindo o crescimento e a geração de empregos”.

Kátia Abreu ressaltou que o Governo não tem que ajudar ninguém e sim ser parceiro e facilitar, criando condições para desenvolver o estado.  

A pré-candidata percorreu 1.900 quilômetros, em seis dias e foi em nove municípios da região Sul e Sudeste do Estado. Peixe, Natividade, São Valério, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, São Salvador, Paranã, Alvorada e Gurupi, além desses, também esteve em assentamentos e povoados.