Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para formação de Assessores(as) Populares, que acontecerá na região Sul de Palmas, a partir do mês de março.

O objetivo da formação é empoderar pessoas sobre direitos humanos, democracia e reforma política para o exercício da livre expressão, autonomia e protagonismo nas comunidades onde vivem. Além da parte teórica, integra a carga horária do curso (120h) encontros para construção do Plano de Incidência Política dos Assessores Populares, audiência pública, festival artístico e a criação de Núcleos Comunitários.

Podem participar jovens adultos e mulheres (com idade superior a 18 anos), crianças e adolescentes (de 11 a 14 anos) exclusivamente residentes em Taquari, Taquaralto ou nos Aurenys. O critério para preenchimento das vagas será conforme ordem de inscrição, considerando o equilíbrio de gênero e a representação territorial. O curso é gratuito e conta com certificação.

Como se Inscrever

As inscrições podem ser feitas no site www.cedecato.org.br, ou presencialmente nos seguintes locais: Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica do Tocantins, Cras Aureny III, Cras Morada do Sol, Cras Santa Bárbara, Escolinha de Futebol Gutemberg, Escolinha de Futebol do Flamengo, Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros e Tênis Sesc. Os editais com todas as informações estão no site do Cedeca.

Turmas por Região

A turma dos jovens adultos e mulheres conta com 60 vagas. Os encontros acontecerão de 10 de março a 30 de junho, todos os sábados, das 8h às 12h, no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco e no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica do Tocantins. No segundo semestre será lançado novo edital com mais 60 vagas para adultos.

Já para as crianças e os adolescentes são disponibilizadas 120 vagas, divididas em duas turmas, com encontros quinzenais, também aos sábados das 8h às 12h, com início no dia 03 de março até o dia 09 de março de 2019. Os encontros da turma 01 acontecerão no Cras Aureny III, Cras Morada do Sol (onde também funciona o Centro de Convivência de Artes e Esporte Unificados) e Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco. Os participantes da turma 02 se encontrarão na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Taquari.

A formação faz parte do projeto Promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, reforma política e democracia no Estado do Tocantins, realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone) com apoio da KZE/ Misereor e parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Faculdade Católica do Tocantins, Sesc, Senai, Senac, Fieto, Prefeitura de Palmas, Salesianos, Governo do Estado do Tocantins, Projeto Sementinha de Amar, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Copiadora Exata, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e Ministério Público do Tocantins (21ª Promotoria de Justiça).