Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Ricardo Sottero

A nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), eleita no final de 2017, tomou posse oficialmente na noite do último 1º de fevereiro, no auditório da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), e na presença de autoridades políticas, entidades representativas e empresários. O presidente Dearley Kuhn, a vice, Hélida Dantas, e mais 39 diretores foram diplomados para atuar na gestão da entidade no biênio 2018/2019.

A solenidade teve início com a apresentação de vídeos institucionais sobre a história da Aciara, as ações da gestão do ex-presidente Márcio Parente e ainda contou com a apresentação do grupo teatral ArtPalco, que trouxe um esquete sobre as atividades e importância da Aciara para Araguaína.

O presidente Dearley frisou que prezará pela gestão participativa e reforço do associativismo junto à classe empresarial araguainense. “É um prazer imenso para mim, que sou diretor desde 1994, assumir a presidência. Vou dar continuidade aos trabalhos já realizados pelo Márcio, quero ampliar os serviços prestados pela Aciara para os associados e trazer mais empresários para dentro da entidade. Nós estamos acompanhando a retomada da nossa economia e esperamos que nesse próximo biênio tenhamos ainda mais condições de fomentar o comércio”.

“Vamos trabalhar arduamente para que os empresários de Araguaína conheçam de perto todos os esforços da Aciara. Deixamos aqui o convite para participar de nossas reuniões e aderir às nossas lutas. Temos muito a crescer e colaborar com Araguaína”, disse a vice, Hélida Dantas.

Renovação

As 10 diretorias da Aciara passam a contar com novos nomes que trarão visões diferentes e agregadoras para os trabalhos da entidade. A empresária e diretora de Apoio à Saúde, Ana Célia Santana Rosado Lima, ressaltou a força do conjunto na representatividade da Aciara. “É só com a união que vamos conseguir alguma coisa dentro da área empresarial. Nossa postura tem que ser sempre de luta, temos que ficar em cima mesmo, acompanhando tudo e não deixar as coisas acontecerem somente por conta dos governos, nós temos que agir”, disse Ana Célia.

Atuando na Diretoria de Comunicação e Imprensa, Carlos Alberto Carneiro da Silva (Beto Parente) garante que um dos objetivos da gestão é ampliar a divulgação dos trabalhos da associação para a classe produtiva.

“Esperamos um trabalho mais transparente diante dos nossos atuais e futuros associados. Percebemos que uma parte deles ainda não conhece para que a Aciara veio e a proposta é fazer que o empresário conheça de forma grandiosa os trabalhos que nossa entidade oferece para a classe e o quanto ele pode ser útil nas lutas que temos. E isso nós vamos fazer intensificando a divulgação de todas as ações da Aciara, principalmente aquelas que fomentam o comércio da cidade”.

Em boas mãos

Durante o discurso de entrega do cargo, o ex-presidente Márcio Parente agradeceu todo o apoio que recebeu dos diretores e dos poderes públicos e entidades com os quais manteve parcerias. Ele lembrou que ocupar a presidência da Aciara é uma missão desafiadora, mas enriquecedora e gratificante diante das conquistas.

“Sei que a instituição estará em boas mãos nos próximos dois anos e todos podem contar comigo para o que for necessário, afinal, ainda continuarei atuando como diretor da associação. Tenho certeza que consegui cumprir com meu objetivo de deixar bons caminhos para o Dearley”, afirmou Márcio.

A mudança de gestão sempre traz novas e boas perspectivas para os associados, conforme contou o experiente diretor de Comércio, Ulysses de Parente Ayres. “Eu espero que esta gestão seja tão boa quanto as anteriores ou melhor, porque é sempre o que buscamos. Nós temos um presidente preparado, uma diretoria preparada e todos estão com vontade de ver a Aciara prosperar. Quando nós temos um grupo motivado como esse, tudo fica mais fácil de acontecer”.

Parceria com os poderes públicos

Entre as autoridades presentes, o prefeito em exercício, Fraudneis Fiomare, enfatizou que a relação da Aciara com a Prefeitura sempre foi saudável e produtiva. “A Aciara é uma grande parceira de Araguaína e o empresariado, de uma forma geral, sempre teve um bom diálogo com o poder público municipal, e isso tem trazido muitos benefícios para nossa cidade. E a Prefeitura está fazendo a parte dela com o Investe Araguaína, a reforma do aeroporto, infraestrutura municipal e as isenções em impostos, como a prorrogação dos descontos no IPTU, que foi um pedido atendido da Aciara”.

O prefeito ainda lembrou que as ações somadas possibilitaram projetar a economia de Araguaína nacionalmente. “São essas parcerias que permitiram que Araguaína ficasse, em 2017, entre as 50 cidades brasileiras que mais geraram emprego. E isso é fruto do trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o poder público”, disse Fraudneis.

Outra parceria importante frisada nos discursos foi com o Governo do Estado. O representante do Executivo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandro de Castro Silva, celebrou as conquistas conjuntas nos últimos anos e expressou o desejo de manter a parceria.

“Na verdade, o que nós esperamos é que o trabalho conjunto feito nos últimos dois anos, por meio das parcerias de incentivos a feiras, eventos, reivindicações por benefícios fiscais, possa se estreitar mais ainda. A renovação, a equipe de trabalho aqui empossada é bastante atuante e já vinha trabalhando há um tempo. Por isso acreditamos que tudo isso será uma continuidade para poder levar mais e mais investimentos e geração de renda para o Tocantins”.

Confiança da sociedade

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (FACIET), Fabiano do Vale, participou da solenidade e frisou o poder da representatividade da Aciara no Estado.  “Da Aciara a gente sempre espera o melhor. É uma associação de referência para nós do Tocantins, tem uma equipe muito unida e que a gente tem sempre o prazer de estar junto. São diretores muito motivados, sempre lutam pelo associativismo, pelos benefícios às empresas, incentivando a economia do Estado”.

E é a credibilidade que a entidade araguainense possui frente aos vários segmentos da sociedade que pautou os depoimentos de apoio do deputado estadual Olyntho Neto e do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguaína, José Quezado.

“Nós sempre reforçamos os laços com a Aciara a cada mudança de gestão. Eu nasci, cresci e ajudei meus pais no meio empresarial e rural, e sei as dificuldades de gerar emprego e renda no nosso país. Por isso, sabendo desses desafios, eu sei da importância de apoiar todas as iniciativas que venham fortalecer o empreendedorismo, o empresário tocantinense e, claro, vamos criar mecanismos para que novas empresas venham para nossa querida Araguaína”, pontuou Olyntho.

“Temos que registrar o belo trabalho feito pelo ex-presidente Márcio Parente e constatamos que a gestão está sendo entregue nas ótimas mãos do Dr. Dearley, que é advogado e tem ótimos serviços prestados tanto à OAB, quanto à Araguaína. Por isso acreditamos muito no sucesso da gestão dele e toda a diretoria”, afirmou Quezado.

Participantes

A solenidade de posse da nova diretoria da Aciara também contou com a presença da deputada estadual Luana Ribeiro, do presidente da OAB Tocantins, Walter Ohofugi Júnior, e representantes da Câmara de Vereadores de Araguaína, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Fecomércio, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Rural, bancos Sicredi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sindicato Rural de Araguaína, Jucetins, Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado do Tocantins (SECETO), Ibama, Naturatins, Receita Federal, Centro Universitário ITPAC, Faculdade Católica Dom Orione, Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), Senac e Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Máquinas (Sindirepa).

No fim do evento, os convidados ganharam mudas de espécies nativas da região – Açaí, Pingo de Ouro, Cacau e Ipê – para o plantio e reflorestamento da região. A ação fez parte dos projetos ambientais encabeçados pela Aciara.