Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Realizar vacinação contra brucelose foi o tema abordado no Curso Trabalhador no Manejo e Aplicação de Vacinas Contra Brucelose. O treinamento foi solicitado pelo Sindicato Rural de Augustinópolis, através da sua presidente Cássia Rejane Cayres Teixeira e foram capacitados 26 alunos. Os participantes estão recebendo orientações sobre a doença, sinais clínicos nos bovinos, formas de acondicionamento, manipulação e aplicação correta da vacina.

O Perigo da Brucelose 

Compondo o grupo das zoonoses, doenças transmitidas dos animais ao homem, a brucelose é causada por uma bactéria, que pode alojar-se dentro das células de defesa, o que dificulta seu controle. Vale ressaltar que a brucelose humana é de caráter principalmente ocupacional, ou seja, o grupo de maior risco é composto pelas pessoas que lidam diretamente com os animais infectados, como veterinários, criadores e tratadores, e ainda os que trabalham com produtos de origem animal.

A brucelose bovina encontra-se disseminada por todo o território nacional, sendo uma das principais causas de aborto em vacas. Animais sexualmente maduros, especialmente vacas prenhes, são mais suscetíveis à infecção, porém touros também adquirem a doença, podendo desenvolver inflamação dos testículos. Quanto aos bezerros, aqueles que não adquirem a doença via intra-uterina, ao ingerir leite de vacas brucélicas, poderão infectar-se. Estes animais só manifestarão sintomas de brucelose na fase da maturidade sexual, parecendo, até então, animais saudáveis, porém tornar-se-ão fontes de infecção para o rebanho. 

A presidente do Sindicato Rural, Cássia Rejane Cayres Teixeira, relatou que o curso está sendo um sucesso e muito útil, pois durante toda a capacitação os alunos aprendem a ter as instruções corretas de como é importante trabalhar e saber como realizar o manuseio correto da vacina. “Agradeço muito por essa parceria com o Senar, e também de forma especial agradeço a presidente do Sistema Faet/Senar, senadora Kátia Abreu que nunca mede esforços para nos atender”, finalizou a presidente.