Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Vista aérea do Colégio Agrícola de Almas, sede da Agroalmas 2018

Vista aérea do Colégio Agrícola de Almas, sede da Agroalmas 2018 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Vista aérea do Colégio Agrícola de Almas, sede da Agroalmas 2018 Vista aérea do Colégio Agrícola de Almas, sede da Agroalmas 2018

O município de Almas, situado na região sudeste do Estado, a 276 km de Palmas, sedia nos dias 13 e 14 de abril, a 2ª edição da Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas).

Com o objetivo de sensibilizar os produtores para a adoção de tecnologias sustentáveis que promovam o desenvolvimento das propriedades rurais, como a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto, além de aumentar a produção e a qualidade aquícola do Tocantins, o evento espera atrair agricultores do Tocantins e estados vizinhos.

A Agroalmas é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco da Amazônia, Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Prefeitura Municipal de Almas e Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e de instituições privadas.

Segundo o técnico do Ruraltins, em Almas, e um dos organizadores do evento, João Filho, o evento traz inovações, em relação à edição passada. “Faltando menos de dois meses para esse encontro, os preparativos estão a todo vapor. Dentre as novidades, deste ano, estão a realização de Dias de Campo voltados para a piscicultura e bovinocultura, em fazendas da região, onde teremos várias estações, envolvendo questões relevantes dessas atividades, e a Feira de Touros, direcionada a comercialização de reprodutores bovinos, com idade até 42 meses”, explica João Filho.

A iniciativa faz parte do programa estadual de melhoria do rebanho de corte/leite e pretende integrar, no mesmo ambiente, os produtores de genética melhoradora, agentes financeiros, o pequeno produtor rural e os extensionistas.

Essa programação acontecerá paralelo a Agroalmas, que destacará ainda os atrativos turísticos da região e os aspectos culturais. Além disso, serão apresentados ciclos de palestras, minicursos, exposições permanentes com máquinas e equipamentos agrícolas, Feira da Agricultura Familiar e amostras envolvendo as instituições de ensino, a estrutura física da feira será montada na Escola Agrícola de Almas.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a Agroalmas é uma grande vitrine, que proporciona aos produtores o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, no sentido de produzir de forma sustentável e com lucratividade.

“A extensão rural trabalha sempre em parceria para mostrar aos produtores o que eles podem fazer para potencializar suas atividades agrícolas. A Agroalmas é uma ótima oportunidade para isso, pois reúne pesquisadores, técnicos, empresas e empreendedores do agronegócio, focados na transferência de tecnologias, no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade de vida do homem do campo”, avaliou o presidente.

A abertura oficial da Agroalmas 2018 será no dia 13 de abril, às 17 horas, no Colégio Agrícola de Almas. O evento espera receber um público de cinco mil pessoas entre visitantes, participantes, agropecuaristas, pesquisadores e técnicos de empresas públicas e privadas.