Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com a reabertura do escritório, os produtores da região terão mais um incentivo para melhorar a produção

Com a reabertura do escritório, os produtores da região terão mais um incentivo para melhorar a produção Foto: Alaides Cardoso

Foto: Alaides Cardoso Com a reabertura do escritório, os produtores da região terão mais um incentivo para melhorar a produção Com a reabertura do escritório, os produtores da região terão mais um incentivo para melhorar a produção

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) reinaugura nesta terça-feira, 20, às 8h, na cidade de Mateiros, sua Unidade Local de Execução de Serviço (Ules). A Unidade, que integra a Regional de Porto Nacional, será reaberta durante as festividades do 27º aniversário da cidade.

De acordo com a supervisora Regional do Ruraltins, Isa Maria Neres, com a reabertura do escritório, os produtores da região terão mais um incentivo para melhorar a produção. “Nosso objetivo é prestar uma assistência específica de acordo com as demandas dos agricultores, orientando e incentivando a melhoria da produção, organização social, por meio das associações e a formação de empreendimentos rurais”, disse a supervisora.

Segundo o técnico agropecuário, responsável pela unidade de Mateiros, Silvino de Paula, mais de 150 produtores serão beneficiados pela assistência técnica e a extensão rural do Ruraltins.

“O município conta com um grande número de agricultores familiares, sendo em sua maioria, cerca de 60%, composta por remanescentes comunidades quilombolas, sendo as principais, a comunidade Mumbuca, Carrapato, Rio Novo e Boa Esperança, além de agricultores de comunidades tradicionais”, acrescentou Silvino de Paula.

Ainda segundo o técnico, dentre as primeiras ações a serem desenvolvidas no município estão o fortalecimento e a adesão de mais produtores ao Programa Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra Direta Local, a ministração de cursos e capacitações para geração e melhoria de renda dos agricultores e o acompanhamento técnico dos produtores em sua produção. “Em 2017 tivemos 50 produtores cadastrados no Compra Direta, cerca de R$ 82 mil recursos aplicados, beneficiando cerca de três mil pessoas em nove entidades socioassistenciais, a intenção é trazer mais produtores para o PAA, como também para outros programas e políticas públicas desenvolvidas pelo órgão”, informou o técnico.