Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Vicentinho Alves (PR/TO) solicitou em audiência nesta quarta, 21, com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a destinação de recursos para a construção de casas nas aldeias indígenas, localizadas nos municípios do Tocantins.  

A reunião contou com a presença do prefeito em exercício de Tocantínia, Nilo Cavalcante, da prefeita de Sandolândia, Silvinha e do secretário - executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jailton Bezerra.

As características da vegetação predominante no Estado do Tocantins, que é o cerrado, favorecem a propagação de incêndios na época da seca, que se espalham com grande facilidade colocando em risco residências indígenas, uma vez que as coberturas de palha das mesmas são de fácil combustão. Essa realidade atinge, sobretudo, os indígenas idosos e crianças, que não tem como se abrigar com segurança. 

“A construção de habitações com cobertura de telha, mas que preservem a tradição e a cultura indígenas, reduzirá significativamente essas ocorrências, garantindo maior conforto e segurança para essas comunidades”, afirmou o senador Vicentinho Alves.