Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: SSP/TO Os policiais civis apreenderam em poder do grupo, cerca de 40 kg de maconha, 2 kg de pasta base de cocaína e 1 kg de cocaína pura Os policiais civis apreenderam em poder do grupo, cerca de 40 kg de maconha, 2 kg de pasta base de cocaína e 1 kg de cocaína pura

Policiais Civis da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (DENARC), deflagraram no início da tarde desta quinta-feira, 1, em Palmas, a 1ª fase da operação “Tomahawk”, a qual resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e na apreensão de mais de 43 kg de drogas na capital.

 Durante a ação foram presos Daniel da S. C., de 23 anos, Marcelo R. M. B., de 22 anos, Meryellen da S. B., 20 anos, Carla P. de S., 19 anos e Carlos A. S. dos S., conhecido como “Jiraya”, 22 anos, que é considerado o chefe da organização criminosa.

Conforme a delegada Luciana Coelho Midlej, titular da Denarc e responsável pelo caso, os policiais civis apreenderam em poder do grupo, cerca de 40 kg de maconha, 2 kg de pasta base de cocaína e 1 kg de cocaína pura. “O foco da operação Tomahawk, era desarticular um pólo de distribuição de drogas que age no Estado do Tocantins, recebendo entorpecente de uma organização criminosa do Estado de Goiás”, ressaltou.

A operação Tomahawk teve início há algumas semanas, quando os policiais civis da Denarc começaram a monitorar o grupo criminoso que agia, sobretudo, na região sul da capital. “Após vários dias de investigação, conseguimos identificar todos os envolvidos no crime e, nesta quinta-feira, deflagramos a ação em duas residências, as quais ficam localizadas nas quadras 1304 e 1406 Sul”, ressaltou a delegada.

Durante as buscas realizadas em uma das residências, que servia como depósito de drogas para o bando, os policiais civis localizaram 12 munições intactas, calibre. 40, além de sete balanças  de precisão, sendo que duas delas são de uso profissional e suportam cargas de até 100 kg, além de 1 kg de maconha escondido em embaixo do pneu de estepe de um VW Voyage, que era utilizado pela quadrilha e também foi apreendido pela Denarc.

“A capacidade das balanças chamou a atenção dos policiais, o que demonstra que o grupo criminoso era articulado e acostumado a movimentar grandes quantidades de drogas, por mês, no estado”, pontuou a delegada.

Ainda durante os levantamentos realizados pelos agentes da Denarc, na hora de ser identificado, Carlos A. S. apresentou um RG falso, com o nome de Gabriel Soares. Desta maneira, ele também responderá por uso de documento falso e porte ilegal de munição. Os policiais civis também descobriram que Carlos possui mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas, no Distrito Federal.

Meryellen, Carlos, Marcelo, Carla e Daniel foram conduzidos à sede da Denarc, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Logo em seguida, as mulheres foram recolhidas à carceragem da Unidade Prisional Feminina de Palmas, e os homens foram encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.