Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o propósito de apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS Nº 3.992/2017 que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) realiza nessa segunda-feira, 5 de março, de 13h às 18h, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas/TO, o Encontro dos Gestores Integrados. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, que acontecerá nos dias 6 e 7 de abril deste ano.

Para a superintendente de Planejamento da SES-TO, Luíza Regina, o encontro dessa segunda-feira, “é uma forma de apresentar, detalhar e discutir a Portaria que a partir deste ano regulamenta as transferências de recursos por parte do Ministério da Saúde. O evento constitui um espaço para dirimir dúvidas e esclarecimentos à interpretação da Portaria", explica.

Segundo o presidente do Cosems, Vânio Rodrigues “este encontro vai oportunizar dissecarmos a portaria e dar a segurança jurídica aos gestores na busca por produtos que beneficiam a população. Esta portaria é uma conquista histórica, pois traz um novo formato de repasse de recursos que flexibiliza o fluxo financeiro, com praticidade na aplicação e prestação de contas dos recursos. Estamos aguardando todos os gestores com suas equipes técnicas para que saiam do evento com todas as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

As inscrições para o encontro dos gestores seguem abertas e podem ser feitas por meio do endereço: https://goo.gl/g57Dnj . O evento é direcionado à participação dos secretários municipais de saúde, contadores e técnicos do setor financeiro/contábil.

O evento contará com a presença de representantes do Fundo Nacional de Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e participação dos secretários municipais de 139 municípios do Estado.

Congressos

O 2º Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, trazem como tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” e tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico. O evento visa subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Durante o evento, que vai reunir trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde promovendo a interação ensino-pesquisa-serviço, serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins.

Curso de Aperfeiçoamento

No encontro também será apresentado o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde (EPS) em um formato inédito, que, segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria, propõe uma nova lógica de compreender a educação na saúde “e experimenta no processo de sua implementação novos dispositivos de aprendizagem que extravasam os limites dos modelos hegemônicos. É uma ação de formação capaz de produzir movimentos de mobilização de trabalhadores e gestores nos territórios dos 139 municípios, para a mudança nas práticas de saúde, oportunizando potencializar aproximadamente 600 (seiscentos) trabalhadores que se tornarão multiplicadores para a construção de estratégias para enfrentamento de problemas em seus âmbitos”, destacou.