Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 8, Dia Internacional das Mulheres, movimentos feministas e de mulheres do campo e da cidade, coletivos e entidades parceiras realizam o Ato Unificado das Mulheres do Tocantins, em Palmas, a partir das 9h. 

As atividades começam às 6h, com panfletagem na Estação Apinajé e conversa com as mulheres trabalhadoras. Às 8h, está prevista uma acolhida às Caravanas de mulheres que vem de outras cidades e, às 9h, concentração para o Ato Unificado, na Praça dos Girassóis (nas proximidades do monumento ao Centro Geodésico, entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça).

Seguindo a tendência internacional de unificar as lutas e reafirmar o verdadeiro propósito da data, as mulheres tocantinenses trazem a pauta pelo fim da violência contra as mulheres, dizem não à reforma da previdência e à desvalorização do trabalho, e somam-se às lutas quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio e das mulheres da Associação Água Doce. “O trabalho, a seguridade social e o desenvolvimento sustentável são elementos fundantes da nossa vida”, destacam.

O Ato é organizado pelo Coletivo 8M Tocantins, que inclui diversos movimentos sociais, coletivos e entidades parceiras, como: a Articulação de Mulheres Brasileiras; Casa 8 de Março; Internacional Feminista; Frente Brasil Popular; PartidA; Marcha Mundial das Mulheres; MST; MAB; CIMI; Levante Popular da Juventude; Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA); Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); Coletivo Kely Moreira de Castro; Feministas autônomas; Coletivo de Mulheres do PT; Coletivo de Mulheres da CUT; Associação Água Doce; com apoio do Nudem-DPE-TO; Sindjor/TO e Assemp.

Programação

6h – Panfletagem e Conversa na Estação Apinajé

8h – Acolhida das Caravanas de Mulheres

9h – Ato Unificado das Mulheres Tocantinenses