Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Professores da rede pública de ensino de Araguaína e região se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) em Araguaína, na tarde do último sábado, 3, para a aula inaugural da especialização em Gestão Democrática e Trabalho Docente, que será conduzida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Mourão a pós-graduação vai capacitar 60 educadores, o que conforme o parlamentar é um passo importante para estimular o desenvolvimento democrático, cidadão no Tocantins.

"Precisamos entender que os governos não têm cumprido a sua função social com a sociedade e o caminho para mudar essa realidade é só um: a educação", disse Paulo Mourão ao destacar que "somente a educação é capaz de estruturar o desenvolvimento do povo brasileiro".

Para Mourão, que sempre pautou sua atuação parlamentar no compromisso com a educação, é preciso investir na formação dos professores para garantir a formação plena dos jovens tocantinenses. "Precisamos fazer a discussão estratégica, intelectual, crítica e criar um modelo de gestão que não dependa da vontade política, mas da sociedade. Precisamos mudar e fazer que em nossas salas de aula tenhamos encontros de excelência na formação da cidadania", explicou o deputado.

Presente na aula magna, o presidente do Sintet, José Roque Santiago, foi categórico ao afirmar que "esta é a primeira vez que vemos um parlamentar se dedicar à formação de nossos professores e com certeza esta ação vai fazer a diferença nos rumos que o nosso estado vai tomar".

José Roque lembrou ainda a atuação de Mourão durante seus quatro mandatos como deputado federal. "Com sua experiência e preocupação com o desenvolvimento igualitário, Paulo Mourão foi fundamental na instalação da UFT e quando prefeito de Porto Nacional não foi diferente, investiu nas escolas, nos professores e lutou para a instalação do IFTO [Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins] na cidade, pois sempre teve a educação como prioridade", afirmou. 

A presidente regional do Sintet, Rosy França, agradeceu o engajamento do deputado e de todos os parceiros que fizeram a pós-graduação ser realidade. “Hoje em dia, não basta ter somente o nível superior, é necessário se aperfeiçoar na sua área, buscando sempre o aprimoramento através de cursos e especializações. Estas são as ferramentas necessárias para o crescimento profissional”, acertou.

A aula inaugural contou ainda com a presença da ex-vereadora e secretária-Geral do Sintet, Silvinia Pires, bem como do professor Paulo Fernando Martins, que destacou a importância da qualificação profissional para garantir uma formação de qualidade no estado e elogiou a atuação do deputado Paulo Mourão frente a esta formação.

Palestra

Em Araguaína a especialização dos professores teve início com a palestra magna “O Golpe de 2016 e o Retrocesso na Educação”, ministrada pelo Secretário de Políticas Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação  (CNTE), Gilmar Sousa Ferreira, que reteve a atenção dos educadores e todos os presentes na reflexão sobre o papel da educação e dos seus profissionais em contribuir com a formação do raciocínio crítico da sociedade.

Especialização

Com a emenda parlamentar do deputado Paulo Mourão no valor de R$ 260 mil, destinada em 2016, serão 120 professores capacitados em duas turmas da pós-graduação Latu Sensu. A primeira, Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologia, com aula inaugural realizada no sábado, 24, acontece em Palmas e vai atender 60 educadores da rede pública de ensino e a segunda em Gestão Democrática e Trabalho Docente lançada neste fim de semana.

Os cursos são oferecidos pela UFT e além da parceria com o deputado Paulo Mourão e Sintet, conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Mais investimentos

Para dar continuidade à capacitação dos professores da rede pública de ensino do Tocantins o deputado Paulo Mourão informou aos presentes que em 2018 o montante de emendas destinado para a formação será de R$ 1 milhão.

Os recursos, segundo o parlamentar, serão designados ao aperfeiçoamento de professores nas áreas de Matemática, Biologia, Química, Física e para a implementação de um laboratório de Gastronomia no Campus da UFT em Arraias, o que proporcionará a capacitação dos proprietários de restaurantes na região sudeste do Tocantins.