Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Secretário dialoga com servidores do Núcleo Regional do Procon em Porto Nacional Secretário dialoga com servidores do Núcleo Regional do Procon em Porto Nacional

Para conhecer as instalações que competem à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) no interior do estado, alinhar procedimentos operacionais entre as unidades prisionais e compreender a rotina e as demandas dos servidores, o gestor da pasta, coronel Glauber de Oliveira Santos, visitou nesta última segunda-feira, 5, as instalações do Núcleo do Procon e da Casa de Prisão Provisória, ambos em Porto Nacional.

Durante a visita ao Núcleo Regional do Procon, o coronel Glauber de Oliveira esteve acompanhado do superintendente do Procon no Tocantins, Nelito Cavalcante, e do gerente regional do referido Núcleo, Manoel Getúlio Quinaud. Na ocasião, os servidores puderam dialogar sobre a rotina e as condições de trabalho, e sugeriram, inclusive, um prédio mais centralizado e com mais espaço, facilitando assim o acesso do consumidor ao órgão.

“Apesar das nossas dificuldades orçamentárias, estamos levantando esforços em todos os sentidos. Com empenho de toda a gestão, vamos trabalhar para suprir as deficiências do cotidiano e facilitar o acesso do consumidor e as condições de trabalho do servidor”, afirmou o secretário.

Diante disso, ele autorizou a gerência do Núcleo a procurar um novo prédio que atenda às necessidades reais do órgão em Porto Nacional. “Essa também é uma preocupação do governador Marcelo Miranda, de que sejam garantidos bons serviços em todo o Tocantins para quem necessita, bem como condições de trabalho favoráveis para os servidores”, acrescentou. 

O gerente regional do Procon de Porto Nacional, Manoel Getúlio, em nome dos servidores, avaliou a visita como positiva. “Mostra o empenho da gestão em atender as nossas demandas. A gente se sente muito enaltecido com a presença do superintendente Nelito Cavalcante e do coronel Glauber, conversando conosco e reconhecendo e valorizando o trabalho do servidor”, pontuou. 

CPP de Porto Nacional

Após a visita às instalações, o secretário seguiu para a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, acompanhado do superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional, Hélio Marques. Recebido pelo chefe da unidade, Marcelo Silva Costa, o secretário conheceu os projetos desenvolvidos pela unidade, a escola prisional, a horta local, as instalações e a aparelhagem do estabelecimento penal. 

“Aqui desenvolvemos o ‘Projeto Amarelinho’ com os reeducandos. São dez detentos que tem auxiliado a comunidade de Porto Nacional realizando a limpeza de escolas, postos de saúde, do abrigo João XXIII, e também participando do mutirão de combate à dengue que acontece aos domingos”, expôs o chefe da unidade, contando que após autorização do juiz da comarca, cada dia de trabalho conta um dia de remissão de pena.

A unidade prisional de Porto Nacional também mantém 40 alunos assíduos às aulas da escola prisional, curso de libras e preparatórios para o Enem e Encceja PPL. “Sabemos que as mudanças não acontecem de um dia pro outro, mas a preocupação de estar dentro da unidade conhecendo à realidade do estabelecimento penal já enche a gente de expectativa”, completou Marcelo Silva Costa.