Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda assinou um Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público entre a Unicet e a Universidade Estadual do Tocantins

O governador Marcelo Miranda assinou um Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público entre a Unicet e a Universidade Estadual do Tocantins Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges O governador Marcelo Miranda assinou um Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público entre a Unicet e a Universidade Estadual do Tocantins O governador Marcelo Miranda assinou um Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público entre a Unicet e a Universidade Estadual do Tocantins

A assinatura de dois convênios, na manhã desta quarta-feira, 7, marca uma nova fase no processo para oferta de 400 vagas para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia para os servidores públicos do Poder Executivo e a sociedade em geral.

A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda, da vice-governadora Claudia Lelis e de outros representantes do governo e das entidades envolvidas.

Foi celebrado convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A parceria visa à oferta das aulas pelos professores e pesquisadores da universidade, que atuam no Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje).

Também foi assinado um Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público entre a Universidade Corporativa do Tocantins (Unicet) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na prática, o termo vai normatizar a cessão do espaço cedido pela Unitins para abrigar as instalações da Unicet, que atualmente funciona em um prédio alugado, cujo contrato termina no dia 31 de março.

Para o governador Marcelo Miranda, as ações da Unicet são parte da política de  investimentos, do Governo do Estado, em educação e capacitação dos servidores. “Estamos muito satisfeitos pela parceria, agora ainda mais fortalecida com a UFT, juntamente com a Unicet e Unitins, na grande tarefa de reconhecimento dos nossos servidores”, ressaltou.

Inscrições

De acordo com a gerente da Unicet, Katia Gomes, o acesso ao curso estará definido por meio de edital que está em fase final de elaboração e trará todos os detalhes. As inscrições serão realizadas via internet.

O secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, destacou o empenho do Governo do Estado em favor dos servidores. "Essa é a primeira vez que são ofertadas 400 bolsas de pós-graduação para os servidores. É um momento histórico, estamos criando uma universidade corporativa cada vez mais forte. Não temos medido esforços para que esses projetos se concretizem", ressaltou.

A reitora da Unitins, Suely Cabral Quixabeira, destacou a importância do trabalho integrado entre as instituições de ensino superior. “Para a Unitins é uma honra acolher os cursos da Unicet. Esse é um momento importante em que comemoramos as parcerias para que juntos possamos cumprir a missão das universidades, que é promover o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos a serviço do desenvolvimento do nosso Tocantins”, afirmou.

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, ressaltou o desejo de trabalhar de forma integrada com o Governo do Estado. “A Universidade estará à disposição do Estado do Tocantins, porque entendemos que o nosso papel é servir a população com ensino de qualidade. Precisamos aglutinar o ensino superior das instituições públicas e privadas porque juntos nos fortalecemos ainda mais”.

Curso

O Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia será na modalidade a Distância, terá carga horária de 390 h/aula e 12 meses de duração. Das 400 vagas que serão ofertadas, totalmente gratuitas, 300 serão para servidores efetivos e 100 para o público em geral.