Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Loise Maria  Atendimento da Defensoria na CPP de Palmas, por meio do Nadep Atendimento da Defensoria na CPP de Palmas, por meio do Nadep
  • Detento mostra marca na perna relatando que a mesma foi causada por agressão na CPP de Palmas

Detentos da Casa de Prisão Provisória de Palmas denunciaram à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) que têm sofrido violência em abordagens dentro da prisão, durante procedimentos internos. Afirmando que estão em greve de fome desde a última segunda-feira, 5, os detentos ouvidos pela DPE nesta última quarta-feira, 7, também disseram que seus familiares estariam sendo desrespeitados durante as visitas, sendo este um dos motivos que levaram à manifestação.  

Cinco detentos do pavilhão A da CPP de Palmas foram ouvidos pela defensora pública Napociani Póvoa, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa do Preso (Nadep) da Defensoria, e pelo defensor público Fabrício Brito, coordenador auxiliar do Núcleo. Os atendimentos foram individuais e também coletivos. Aos defensores públicos os detentos disseram que todos os integrantes do Bloco A aderiram à greve de fome.

Os detentos afirmaram que seus familiares não são tratados adequadamente durante as visitas na CPP, citando diversas situações de desrespeito e violação de direitos. Eles também querem melhores condições físicas na Casa de Prisão para o cumprimento da pena. Durante o atendimento, houve relatos de atos de agressões físicas.

A DPE, por meio do Nadep, vai solicitar providências junto ao Juízo da  Execução Penal de Palmas e à Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju).