Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcus Mesquita

Acontece, neste sábado, 10, a primeira edição dos Jogos Inclusivos de Palmas (Jips), competição que, de forma inédita, reúne paratletas tocantinenses de todas as idades em disputas por medalhas em provas de basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, paratletismo e tênis de mesa. Ao todo, 103 competidores de cinco diferentes municípios terão a oportunidade de se sagrarem os primeiros campeões dos Jips, que têm valor oficial de coleta de índices para credenciamento em competições de paratletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Presidente do Reviver e organizadora dos Jogos Inclusivos, Soraia Tomaz comemora a mobilização das delegações pelo estado. “O Reviver é, em essência, um promovedor de inclusão. E a ideia dos Jogos surgiu daí, da necessidade de se criar uma competição, um calendário para os tantos paratletas que nós temos em todo o Tocantins, mas sem haver limite de idade para participação, como ocorre nas disputas escolares. Notar o engajamento de tanta gente, mesmo com todas as dificuldades inerentes à organização de um evento assim, já é um prêmio para nós, do Reviver, e um troféu para os participantes que vão disputar as modalidades de forma justa, saindo daqui como campeões, independente de colocação no pódio”, ressalta Soraia.

Locais e horários

Compostos por quatro modalidades, os Jips ocorrerão em três pontos distintos, todos com entrada gratuita para o público interessado em prestigiar o evento: na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT) [Quadra 109 Norte]; no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia [Aureny I]; e no complexo esportivo da faculdade Ulbra [avenida Teotônio Segurado].

As primeiras provas estão previstas para às 7 horas, na pista da UFT, com o paratletismo. Na sequência, a partir das 13 horas, acontecerão, no CEM Santa Rita de Cássia, simultaneamente, as competições de bocha paralímpica e de tênis de mesa. Encerrando os primeiros Jogos Inclusivos de Palmas, a faculdade Ulbra receberá, a partir das 15h30, as partidas de basquete em cadeira de rodas.

Delegações

Se inscreveram nesta edição de estreia dos Jogos Inclusivos de Palmas as delegações de Araguaína/Apae [17 paratletas]; Araguanã [3]; Gurupi/Agab [17]; Gurupi/Apae [10]; Palmas/Reviver [42]; e Porto Nacional [14].

Parceiros

Para a realização dos Jips, o Revier contou com o apoio dos seguintes parceiros: Casa São Paulo, Molão Autopeças, Prefeitura de Palmas, Primevo, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Total Comunicação e Eventos, UFT e Ulbra.