Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tamires Rodrigues Novos conselheiros penitenciários são empossados Novos conselheiros penitenciários são empossados

Foram empossados 16 novos membros do Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins na manhã desta segunda-feira, 12. A solenidade de posse ocorreu no gabinete do secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), coronel Glauber de Oliveira Santos.

A ocasião também teve como foco pensar em estratégias para novas políticas ao sistema penitenciário tocantinense e contribuir com a gestão carcerária. Na ocasião de posse, os membros da nova mesa-diretora da entidade foram eleitos e empossados dos cargos.

Assumiu o posto de presidente do conselho, o membro representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Heber Luís Fidélis Fernandes, e a membra representante da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), Napociane Pereira Póvoa.

O secretário ressaltou as ações já desenvolvidas pela pasta e os anseios de melhorias para o sistema prisional, bem como ouviu as demandas da entidade. “Essa Secretaria tem um alcance enorme para a população tocantinense porque tem assuntos transversais e no âmbito de Justiça, com o Sistema Socioeducativo e o Penitenciário. O prisional, uma das áreas que mais nos exige, é um dos nossos maiores desafios, especialmente no aspecto da ressocialização, que é o nosso maior interesse. E por isso que o conselho é muito importante, para travar juntamente conosco essa batalha e pensarmos juntos em saídas”, explicou Glauber.

O coronel ainda mencionou a importância de pensar nos reeducandos e nos servidores, na mesma medida. “Nós temos vantagem por ter mão-de-obra qualificada, priorizando capacitar ainda melhor essa equipe para trabalhar melhor com a ressocialização e humanização do Sistema”, destacou. 

Ao perceber que o intuito da pasta com a entidade, inclusive pelo Conselho ser ligado à Seciju, foi travada uma cooperação mútua. “No Conselho, o senhor tem um grande apoio nos projetos e somos parceiro nessa visão da ressocialização por meio do trabalho e da humanização do Sistema”, frisou o novo presidente da entidade.

Outros avanços da pasta foram destacados pelo secretário, como a liderança do Tocantins no ranking de pessoas presas em atividades educacionais, também a inauguração da Escola de Gestão Superior Penitenciária para capacitação dos servidores e o Centro de Atendimento Multidisciplinar também para o quadro da Seciju, além de construção, reformas e ampliação dos estabelecimentos penais para ampliação de vagas e novos grandes projetos de ressocialização pelo trabalho e renda, para que o reeducando possa ser reinserido na sociedade já com uma profissionalização.

Esses avanços foram citados a fim de que todos os conselheiros conheçam a amplitude da Seciju, especialmente do sistema penitenciário, e a necessidade de auxílio nas áreas afins dentro do Prisional.

Os atuais membros farão a gestão do Conselho Penitenciário de 2018 a 2021.