Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os diretores que estão na formação irão desenvolver um plano de trabalho prático na escola

Os diretores que estão na formação irão desenvolver um plano de trabalho prático na escola Foto: Diretoria Regional da Educação

Foto: Diretoria Regional da Educação Os diretores que estão na formação irão desenvolver um plano de trabalho prático na escola Os diretores que estão na formação irão desenvolver um plano de trabalho prático na escola

Começou, nessa última segunda-feira, 12, a Formação Gestão para Aprendizagem, destinada aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Tocantins, com atividades no polo de Guaraí, que contempla as Diretorias Regionais de Educação de Colinas, Pedro Afonso, Miracema e Guaraí, e no polo de Araguaína, que compreende as Diretorias Regionais de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína.

Em Guaraí, a formação está sendo realizada no auditório da Faculdade de Guaraí (FAG) e conta com a participação de 96 pessoas. Na abertura, realizada na segunda-feira, 12, contou com a presença dos quatro diretores regionais de Educação: Teônia Cássia de Moura Medeiros (Colinas), Walteir Pereira Filho (Miracema), Maria Lúcia Pereira (Pedro Afonso) e o Padre Milton Alves da Silva (Guaraí).

Padre Milton destacou o trabalho que esses diretores escolares farão nas escolas. “Com essa formação, os participantes vão adquirir novos elementos que irão melhorar a qualidade do ensino e serão abordados temas que serão aplicados na escola. Vamos acompanhar o trabalho desses diretores escolares e vamos observar a evolução na aprendizagem dos alunos”, frisou.

Em Araguaína, a formação está sendo realizada no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e contou com a presença dos diretores regionais de Educação: Maria Florismar do Espírito Santo (Araguaína), Paulon Miranda Labre Rodrigues (Araguatins) e Dorismar Carvalho de Sousa (Tocantinópolis). Lá estão participando 160 pessoas entre diretores e coordenadores pedagógicos.

A Formação

A formação atenderá 269 professores e 269 coordenadores pedagógicos nos polos de Araguaína, Guaraí, Dianópolis, Gurupi e Palmas. Na capital e nos polos de Dianópolis e Gurupi, a formação será realizada nos dias 15 e 16. Para a formação, o Tocantins conta com a parceria da Fundação Lemann.

Valdete Pagani, diretora de Desenvolvimento e Gestão Escolar, explicou que esta formação tem uma duração de 180 horas e serão abordadas as dimensões relativas ao trabalho realizado em uma unidade escolar: administrativa, financeira e pedagógica. “Dessa forma, os gestores escolares perceberão a importância de todas as dimensões para o pleno desenvolvimento das atividades na escola”, contou.

“Este é um momento importante para a educação do Tocantins. Realizamos um processo seletivo para escolha dos diretores escolares e, agora, estamos oferecendo uma formação em gestão para a aprendizagem”, explicou a secretária Wanessa Zavarese Sechim.

A formação faz parte das ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) e Banco Mundial que estão sendo realizadas no Estado, com escolas próximas a BR-153 e que apresentam vulnerabilidade.

A formação contempla a Meta 22 do Plano Estadual de Educação, que visa ao desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa.