Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Espaço terá 40 pontos de hemodiálise e capacidade para atender até 240 pacientes

Espaço terá 40 pontos de hemodiálise e capacidade para atender até 240 pacientes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Espaço terá 40 pontos de hemodiálise e capacidade para atender até 240 pacientes Espaço terá 40 pontos de hemodiálise e capacidade para atender até 240 pacientes

A Fundação Pró-Rim vai inaugurar a nova unidade de Palmas/TO no próximo dia 26 de março. A Unidade tem 1.380 metros quadrados, distante apenas 100 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP). O novo espaço conta com 40 pontos de hemodiálise e capacidade para atender até 240 pacientes.

A instituição, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe contribuição financeira da população, cresceu e tornou-se a instituição mais importante de atendimento aos pacientes renais no Estado do Tocantins. Em 2017 foram tratados 208 pacientes que fizeram 30.501 sessões de hemodiálise nas 34 máquinas de uso constante, duas reservas e uma instalada na UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP). Desde 2005, ano da sua inauguração, 19 pacientes da região do Tocantins foram transplantados em Joinville (SC).

Outros números importantes foram registrados no ano passado: 2.178 consultas médicas, 948 atendimentos psicológicos e 1.927 realizados por profissionais da nutrição. Além disso, a Unidade de Palmas da Pró-Rim também realizou 173 consultas pós-transplante e 934 atendimentos sociais. No mesmo período foram servidos 30 mil lanches aos pacientes em hemodiálise. A equipe é formada por 58 profissionais, em diversas áreas.

O presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira destacou que o investimento na nova sede em Palmas/TO é muito importante e o espaço vai ficar inteiramente adaptado para prestar atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes. Segundo ele, a inauguração da nova unidade de Palmas fortalece ainda mais a missão da instituição, de salvar vidas com foco no paciente renal.

“É uma ação de muito trabalho, investimento e superação das pessoas, com a finalidade de beneficiar toda a sociedade. Fizemos uma nova unidade diferenciada, com conforto para os nossos pacientes. Estamos promovendo um tratamento humanizado, com muita dedicação e segurança. Ao mesmo, vamos promover a abertura de uma discussão para se criar uma equipe de transplantes no Estado do Tocantins e assim ampliar a nossa área de atuação na região”, enfatizou o presidente da Fundação Pró-Rim.

A nova unidade da Pró-Rim em Palmas fica localizada na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 201 Sul.