Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A audiência visa tratar sobre temas como atuação dos agentes estaduais de trânsito na cidade (DETRAN), respeito a faixa de pedestres e mobilizar a sociedade gurupiense a participar da construção do trânsito municipalizado apontando problemas e sugerindo melhorias.

O evento acontece nesta terça-feira, 27, às 19 horas no plenário da Casa de Leis, localizado na Avenida Goiás com Beira Rio, próximo ao novo complexo de Polícia Civil de Gurupi. Os idealizadores da audiência são os vereadores Ivanilson Marinho (MDB) e André Caixeta (PSB). Desde o final do ano até recentemente a atuação dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN) em Gurupi, permitido por meio de um convênio entre Estado, Polícia Militar e Município, têm gerado polêmica na cidade, o que provocou vários debates e questionamentos durante sessões ordinárias de Câmara sobre melhorias no trânsito de Gurupi.

“É preciso levar a comunidade a refletir sobre a realidade do trânsito no município de Gurupi e não só com relação à parte da infraestrutura ou da fiscalização da diretoria municipal de trânsito ou do Detran, mas permitir também que a sociedade possa discutir quais mudanças precisam serem feitas, o que acredita ser melhor para o trânsito da cidade, onde está o maior problema, o que precisa ser resolvido, onde falta sinalização e outros assuntos”, explanou Marinho.

Conforme o vereador, foram convidadas autoridades municipais, e estaduais como representantes do Detran e Ciretran para que possam ouvir a comunidade e “ juntos possamos construir ideias, projetos e propostas para um trânsito mais seguro e acessível a todos os usuários”.  

O vereador André Caixeta ressalta que o debate também permite que a população tenha mais informações sobre este tema. “Recentemente temos recebido muita cobrança a respeito das atuações dos agentes do Detran no município e por isso contamos com a contribuição da comunidade, seja participando pessoalmente, assistindo pela página da Câmara, onde será transmitida ao vivo, podendo trazer ou enviar sugestões pela página ou pelo e-mail disponibilizado, e assim chegarmos junto ao executivo município em um consenso do que é melhor para o nosso município”, observou Caixeta.

A população pode participar da Audiência Pública apontando problemas relacionados ao trânsito ou enviando sugestões de melhorias referentes à infraestrutura, segurança, adequação legal do município dentre outros que envolva o tema. As propostas podem ser enviadas no e-mail ascomcamaragurupi@gmail.com, na fan pagehttps://www.facebook.com/camaramunicipalde.gurupi/, ou trazidas pessoalmente a Câmara Municipal e entregues aos vereadores Ivanilson Marinho ou André Caixeta.

As propostas da comunidade e autoridades serão recolhidas enviadas as autoridades competentes “seja a nível de estado ou próprio prefeito municipal para que elaborem um plano e venham aplicar essas propostas no nosso município”, finalizou o vereador.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela página da Câmara no facebook no endereço eletrônico https://www.facebook.com/camaramunicipalde.gurupi/.