Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Marilene em seu primeiro dia de aula, no último dia 19, acompanhada da filha Amanda Victória

Marilene em seu primeiro dia de aula, no último dia 19, acompanhada da filha Amanda Victória Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal Marilene em seu primeiro dia de aula, no último dia 19, acompanhada da filha Amanda Victória Marilene em seu primeiro dia de aula, no último dia 19, acompanhada da filha Amanda Victória

Depois de resolver voltar à sala de aula para a sua primeira graduação e se inspirar na trajetória acadêmica da filha, Amanda Victória, que atualmente está no terceiro período do curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marilene agora divide com a filha o mesmo sonho, conquistar o diploma no curso de Logística. “O meu interesse por logística surgiu dos relatos transmitido pela minha filha desde que entrou na Universidade sobre o leque de oportunidade que eu poderia ter no mercado com essa escolha”, explicou.

Rotina X Estudos

A caloura, que tem outros dois filhos com idade de 6 e 12 anos, precisou conciliar a rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o trabalho, a casa e a família. Atualmente desempregada, ela acredita que conseguirá conciliar os estudos com os outros afazeres e não esconde a emoção de voltar à graduação, agora junto com Amanda. "É a realização de um sonho", acrescentou Marilene.

As duas estudaram em escolas públicas e se dizem felizes por essa conquista. Marilene acrescentou que a “ficha” ainda não caiu, pois para ela ser universitário sempre foi um sonho antigo. "Agora me sinto motivada, acreditando que é possível uma realidade melhor", contou empolgada.

Para outras mães que assim como ela pensam em voltar, mas que possuem algum receio, Marilene e a filha dão o recado de que nunca é tarde para voltar a estudar. "Já que um curso superior deixou de ser uma vantagem no mercado e sim um pré-requisito. Por isso, analise sua situação com critérios voltados ao seu bem-estar, por que todos na sua volta que te amam vão querer te ver bem com o que decidir", ressaltou Amanda Victória.

Logística

O curso foi implantado na UFT no ano de 2009, e em seus 9 anos de implantação já formou 145 alunos até o semestre de 2017/1. Atualmente conta 134 discentes matriculados. Segundo as diretrizes do curso, o diplomado em Tecnologia em Logística poderá desempenhar as suas atividades como profissional liberal no exercício das funções gerenciais e diretivas ou em assessoramento e consultoria em quaisquer organizações ou órgãos da administração direta e indireta.