Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Outros dois treinamentos estão previstos para este ano

Outros dois treinamentos estão previstos para este ano Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Outros dois treinamentos estão previstos para este ano Outros dois treinamentos estão previstos para este ano

No próximo dia 13, o Laboratório Central (Lacen-TO) promoverá o treinamento do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial-GAL, módulo Controle de Qualidade, que acontecerá no laboratório de informática do Ministério da Saúde, localizado na 104 Norte, avenida LO 4.

Direcionado a biólogos, médicos, bioquímicos e farmacêuticos da rede pública e particular de saúde, o treinamento capacitará profissionais técnicos que atuam no diagnóstico e envio das lâminas dos agravos de Tuberculose e das Leishmanioses ao Lacen, laboratório responsável pelo controle de qualidade do material.

Segundo a gerente da Rede Laboratorial da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, Mary-Lângela Gomes Padilha, o módulo Controle de Qualidade é novidade e será implantado inicialmente nos dois agravos, Tuberculose e Leishmanioses. Ela explicou que os laboratórios que realizam o diagnóstico, precisam enviar um percentual de lâminas ao Lacen para acompanhamento e controle de qualidade nos diagnósticos. “Além de reforçar o controle de qualidade, essa capacitação proporciona mais agilidade no monitoramento dos agravos. Caso haja discordância, os laboratórios atuarão de forma mais imediata na localização do paciente”, explicou a gerente.

Ainda de acordo com Mary-Lângela, a ideia é contemplar todos os técnicos da área que atuam no Estado. Outros dois treinamentos estão previstos para este ano.

Inscrições

São oferecidas 15 vagas com inscrições gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: qualidade.lacen@gmail.com.