Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PMTO

A Polícia Militar do Estado do Tocantins apresentou na tarde dessa terça-feira, 3, o balanço da “Operação Semana Santa” que ocorreu entre os dias 28 de março e 1º de abril de 2018. Segundo a corporação, a avaliação é positiva e os números demonstram que a população tocantinense pode desfrutar de um feriado tranquilo e seguro.

Durante a operação foram intensificadas as abordagens a veículos e pessoas suspeitas, barreiras policiais de interceptação e bloqueio nas rodovias estaduais, nas entradas e saídas das cidades com o objetivo de prevenir e coibir os possíveis atos ilícitos. Dentre as principais ocorrências registradas estão: posse ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante, receptação, tráfico de entorpecentes e localização/recuperação de veículos.

Segundo o balanço, 7.167 veículos foram abordados, sendo que 80 foram removidos por estarem em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito. Foram registrados seis crimes de trânsito e confeccionados 413 autos de infração. Destaca-se que 18 veículos foram localizados/recuperados durante o feriado prolongado.

Os policiais militares realizaram ainda 36 prisões, quatro apreensões por embriaguez ao volante e dois indivíduos foragidos da Justiça foram localizados devido às ações de abordagem que totalizaram 5.983 mil pessoas abordadas.

Como resultado das abordagens policiais foram apreendidas oito armas de fogo, 13 armas brancas (facas e facões), cerca de meio quilo de drogas (maconha e cocaína) e aproximadamente 170 quilos de pescado ilegal foram apreendidos em Paraíso.

Ainda foram realizadas 44 visitas proativas, sendo 26 visitas (cidadã e solidária) e 18 blitz preventivas e repressivas. As visitas fazem parte de ações da Polícia Comunitária, na qual a visita cidadã consiste na visita de policiais militares a residências e estabelecimentos comerciais, a fim de entender a realidade e necessidade de cada localidade e a visita solidária decorre do atendimento policial, pós-ocorrência, à pessoa vítima de ação delituosa. De forma que, o diálogo entre a PM e a comunidade contribui de forma significativa e positiva para o fortalecimento da segurança pública.

De acordo com o chefe do Estado Maior da corporação, coronel Marcelo Falcão Soares, mais uma vez a PM realizou com sucesso sua função de proporcionar segurança à população.  “A operação Semana Santa intensificou o policiamento em todo o estado com o aumento do efetivo nas ruas, pois foram empregados policiais do serviço ordinário bem como do administrativo, em pontos estratégicos das cidades, com maiores quantidade de habitantes. Obtemos assim, um resultado bastante positivo já que reduzimos o índice de ocorrências e aumentou-se a sensação de segurança em todo o Estado”.