Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO), em parceria com o Sindicato Rural de Ponte Alta do Bom Jesus, através do seu presidente, Arnóbio Queiroz, finalizou mais um curso de “Trabalhador na produção de conservas, compotas e frutos cristalizados”.

O curso tem sido bastante solicitado nos municípios, uma vez que as trabalhadoras rurais têm visto uma grande perspectiva de negócios, ele vai além da fabricação de produtos, ele passa por todas as etapas do processo, como valor nutricional dos alimentos, seleção dos frutos, equipamentos, pesagem, preparo e comercialização.

De acordo com a instrutora, Patrícia Oliveira Ribeiro a capacitação tem o poder de aumentar as perspectivas de renda e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida das trabalhadoras. “As alunas estão encantadas porque sempre chegam com uma visão micro do curso e depois descobrem que aprendem além das expectativas, como desenvolver conhecimentos referentes a custos, comercialização e negociação de produtos e matéria prima em comum, visando a otimização dos recursos de produção”, explica a instrutora.

Para a aluna Daiane da Silva Cirqueira, ela relatou que foi um prazer imenso poder ter participado do curso. “Todas nós integrantes do grupo nos sentimos realizadas e com as vidas modificadas pelas capacitações que tornaram possíveis o aprimoramento do trabalho no campo”, disse a produtora.

O presidente do Sindicato Rural, Arnóbio Queiroz solicitou junto ao Senar mais este curso uma vez que a demanda por parte das produtoras era muito grande. “Quero aqui parabenizar todas as alunas do curso pelo empenho e dedicação a mais este curso, desejo sucesso na vida de cada uma de agora para frente, o conhecimento é a chave do sucesso profissional”, finalizou o presidente.