Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Renato Krahô Volume de água abriu uma cratera na estrada Volume de água abriu uma cratera na estrada
  • Até veículos traçados estão tendo dificuldades para acessar a reserva
  • Moradores da reserva estão ilhados
  • Ponte foi tomada pelas águas do Ribeirão dos Cavalos
  • Para chegar à reserva só de canoa

Os indígenas moradores da reserva Krahô que fica nos municípios de Goiatins e Itacajá estão ilhados nas aldeias por causa das chuvas intensas que provocaram o aumento das águas do Ribeirão dos Cavalos e cortou a estrada de acesso à reserva.

De acordo com o professor Renato Krahô, toda a população da reserva está sendo afetada pela falta de acesso, cerca de 3.400 moradores. O professor conta que, para conseguir chegar ou sair das aldeias é preciso passar por dentro da água.

“Os indígenas que têm moto conseguem atravessar as motos dentro de canoas. Alguns que estão a pé se arriscam atravessando a nado. Os carros mesmo não estão passando pela enchente”, relatou Renato.

Por causa do problema serviços como saúde, educação e chegada de mantimentos e suprimentos às aldeias estão prejudicados.

A Prefeitura de Goiatins informou que já havia feito reparos na estrada, mas as chuvas mais recentes destruíram todo o serviço deixando os moradores novamente isolados. O prefeito Antônio Luiz Silveira pediu ajuda do Estado para intervir na situação do município.

A Coordenação Regional Araguaia-Tocantins da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que um motorista que foi enviado para a região para transportar alguns indígenas foi instruído pelo órgão para apurar a situação no local. Após a constatação a Funai deverá tomar providências, mas não informou quais.

A etnia Krahô possui uma população de cerca de 3 mil indígenas distribuídos em 29 aldeias.