Meio Ambiente

Foto: Dornil Sobrinho Os projetos vencedores serão anunciados em evento no dia 5 de junho de 2018 Os projetos vencedores serão anunciados em evento no dia 5 de junho de 2018

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, lançou nesta sexta-feira, 13, o 1° Prêmio Porto Sustentável. No evento, que aconteceu no auditório do IFTO, foi publicado o edital que define as inscrições até o dia 15 de maio.

O projeto visa reconhecer, incentivar e divulgar iniciativas de ações voltadas à preservação ambiental, tais como proteção de mananciais, da fauna, da flora, do solo e da qualidade do ar no Município. Podem concorrer: organização civil (como associações, cooperativas, fundações) e instituições públicas e privadas com execução de projetos e ações de autoria própria.

O edital está disponível no site da Prefeitura (www.portonacional.to.gov.br) ou por aqui.

Participação da Comunidade

O Prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, frisou a oportunidade que instituições e pessoas terão para participar e ajudar a gestão. “Devemos crescer, precisamos de ações de desenvolvimento, mas esse crescer tem que ser de maneira responsável. Quando a Prefeitura lança um projeto como este, ela vem chamar atenção para este fato: qual o papel do cidadão e como ele pode contribuir para o crescimento sem prejudicar o meio ambiente”, destacou Joaquim.

Cada pessoa pode fazer parte da transformação da sua comunidade por meio de projetos sustentáveis, afirmou a secretária de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Flávia Ayres. “Que gente possa se unir enquanto sociedade e trazer ideias, propostas e projetos para fazer a transformação do Município em um Município sustentável”, pontuou a secretária.

Primeira vez no Estado

O secretário executivo de Meio Ambiente, Thiago Valuá, ressaltou que a intenção da Prefeitura é fazer com que nos próximos anos o projeto cresça ainda mais. “Somos o primeiro Município do Estado a realizar um Prêmio como este”, afirmou.

Sobre o Prêmio

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia ou enviadas via postal no endereço (AV. Presidente John Kenedy, 1553, Setor Aeroporto). Os projetos vencedores serão anunciados em evento no dia 5 de junho de 2018, durante a 6ª Semana de Meio Ambiente de Porto Nacional.

Serão considerados aptos a participar do Prêmio projetos que atuem em diversos contextos e/ou temáticas, tais como: Campanhas educativas de preservação ambiental e sustentabilidade; Racionalização do consumo de papel, energia elétrica e água; Redução da poluição; Redução dos impactos ambientais causados pelos efluentes líquidos e sólidos; Aproveitamento de água pluvial; Conservação de áreas verdes e seus recursos naturais; Campanha de coleta seletiva; Plantio de árvores; Compostagem; Cultivo de Flores (Horta); Reaproveitamento de materiais recicláveis, dentre outros. Podem se inscrever projetos e ações que tenham sido executados no ano passado ou estão em fase de execução em 2018.

Evento

Participaram também do evento o vice-prefeito, Ronivon Maciel, o vereador Salmon Pugas, a secretária de educação, Deusina Ribeiro, o secretário de cultura e lazer, Arnaldo Bahia, o secretário de infraestrutura, Cleyovane Ribeiro, o coordenador do meio ambiente, Eduardo Benvindo, equipe da secretaria executiva de meio ambiente, além da comunidade acadêmica e docente do IFTO e o coordenador do Projeto Remando para a Cidadania, Wellington José Aires.