Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 1º de março, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Donizeti Nogueira, fala sobre as possibilidades para o pleito deste ano. A aproximação da data para o possível afastamento do prefeito Raul Filho (PT) de seu cargo para confirmar a candidatura ao governo não assusta Nogueira. De acordo com o presidente, tudo está indo conforme o planejado pelo partido.

O PT tem feito seminários de articulação política no interior do Estado. Nogueira afirma que estes seminários fazem parte da tradição do partido, “para elaborar as diretrizes do plano de desenvolvimento econômico e social” da campanha futura. Segundo o presidente do PT, esta programação deve terminar até o dia 20 de março, data que Donizeti Nogueira considera tempo suficiente para concluir as articulações e viabilizar a candidatura de Raul Filho.

Sobre a possibilidade de o PT compor chapa com um candidato à vice-governadoria, o presidente rechaçou a hipótese e foi enfático: “O PT não vai ser vice de ninguém, a gente discute a candidatura a governador e a senador”. Nogueira afirmou ainda não haver um nome ou mesmo partido para compor uma possível chapa com o partido dos trabalhadores. “Estamos discutindo agora com quem aliar”, afirmou.

Donizeti confirma ter o apoio da partidos como o PDT e PTN, além do que chamou de “manifestação de preferência” do PCdoB. O presidente admite que está dialogando com o PR, "em especial com o senador João Ribeiro” e que o partido pretende manter o diálogo histórico com o PMDB, partido da base aliada do presidente Lula.

Com relação a um possível racha entre o Partido dos Trabalhadores e o PMDB do governador Carlos Gaguim, Nogueira afirma que o PT não está unido ou participa do governo. O presidente do PT diz que o partido apoia pontualmente o governo, "então não é questão de rachar ou não com o governador Gaguim".  

O presidente afirma, entretanto, que não descarta uma aliança com o PMDB, podendo o partido, segundo Nogueira “vir a participar com a gente com o apoio ao prefeito Raul Filho (PT)”, concluiu.