Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disse ontem, terça-feira, 17, que os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não podem ser aplicados para socorrer apenas os frigoríficos que "estão pela hora da morte".

Kátia defendeu que pequenos e médios frigoríficos também sejam socorridos "de maneira justa", segundo informa a matéria da repórter Fabíola Salvador da Agência Estado.

Segundo a matéria da Agência Estado, Kátia elogiou a decisão do BNDES de reter a liberação de cerca de R$ 250 milhões para o Frigorífico Independência, que se encontra em processo de recuperação judicial.

Para a senadora a decisão do BNDES foi justa, entretanto, criticou a liberação de uma primeira parcela de R$ 250 milhões em novembro de 2008, pouco antes do início do processo judicial.

Na opinião da senadora muitos frigoríficos imobilizaram unidades com recursos de capital de giro, estratégia que se mostrou, segundo suas palavras, um "desastre". Ela disse ainda segundo a matéria da AE que a CNA vai contratar advogados que defenderão a causa relativa aos valores que devem ser recebidos pelos pecuaristas que não têm sido pagos pelos animais negociados com os aos frigoríficos.