Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O secretário da Saúde do Estado do Tocantins, Renato Jayme, convocou os superintendentes da pasta neste domingo, 27, para uma avaliação da atual situação nas unidades hospitalares da rede estadual e os possíveis impactos da greve nacional dos caminhoneiros na continuidade dos serviços e atendimentos prestados.

De acordo com a equipe técnica, a situação geral está sob controle e nenhum serviço deixou de ser prestado até o momento. Os hospitais estão abastecidos de medicamentos e insumos, dentro da programação regular para os próximos 15 dias, e os hemocomponentes também estão regulados atendendo a prioridades hemoterapias.  

Todas as cirurgias de emergência estão garantidas e as cirurgias eletivas estão sendo realizadas dentro do cronograma do sistema de regulação, inclusive o mutirão Opera Tocantins.

O abastecimento das ambulâncias, que atendem as unidades hospitalares da rede estadual na região central e sul, está normalizado segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SESAU). Para atender as regiões Sudeste, Sudoeste e do Bico do Papagaio a unidade de transporte da Secretaria enviou, neste domingo, combustível extra para garantir o abastecimento das ambulâncias pelos próximos dias.

A Sesau informa que está monitorando também os carregamentos dos fornecedores de medicamentos e insumos essenciais, previstos para serem entregues na próxima semana. Caso seja necessário, a secretaria solicitará apoio da Policia Militar para acompanhamento dos veículos até a unidade do Estoque Regulador. Os veículos tanques que transportam Gases Medicinais estão com o tráfego liberado nas rodovias, mantendo assim regular o abastecimento dos produtos nos hospitais. 

O secretário informou ainda que a Sesau fez um apelo aos servidores da saúde para que adotem, nesse momento de insuficiência no fornecimento de combustíveis no País, e com objetivo de garantir o atendimento ao público, sistemas alternativos para a rotina do trabalho. “Pedimos aos servidores que alinhem entre os colegas um plano de “carona solidária” para economizar combustível. Estaremos ainda disponibilizando veículos extras para o HGP, Hospital Infantil e o Hospital e Maternidade Dona Regina atender ao transporte dos servidores que não consigam atendimento pelo sistema publico de transporte”.