Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Tharson Lopes

Durante o 2º dia técnico de fruticultura do perímetro irrigado do Projeto Manoel Alves, no município de Dianópolis, nessa sexta-feira, 24, o Instituto de Desenvolvimento Ruraltins do Tocantins (Ruraltins), apresentará resultados sobre a produção e as diversidades no ramo da fruticultura. O evento está previsto para iniciar às 7h30, sendo uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, com recursos do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ruraltins.

De acordo com Valdinei Silva Souza, extensionista rural, do Ruraltins de Dianópolis, um dos responsáveis pela assistência técnica no projeto, a metodologia de dia de campo é uma oportunidade para mostrar os resultados das tecnologias desenvolvidas com os produtores. “O Ruraltins sempre trabalha em busca de bons resultados, assim, depois de prestarmos assistência técnica aos produtores que estão inseridos no projeto Manoel Alves, mostraremos no dia de Campo, os principais resultados e avanços no decorrer de quase três anos de trabalho prestados no projeto, como evolução dos dados relacionados ao aumento de áreas plantadas, produção, diversidade das culturas, tecnologias utilizadas, movimentação financeira, dentre outros aspectos”, comentou o extensionista.

O extensionista ressalta ainda, que entre as mais de 120 unidades de produção, a evolução do perímetro irrigado, em área plantada, que em 2016 era em torno de 1.600 hectares, passou para 2.077 hectares. Outros resultados estão ligados ao aumento da produção de frutas, de 600 ton/ano para 900 ton/ano, como também, a movimentação financeira que girava em 2016, em média de R$ 8,4 milhões e hoje ultrapassa os R$ 17 milhões, sendo esse o montante esperado para 2018. Esses dados são coletados mensalmente e tabulados pelos extensionistas rurais e repassados à Seagro.

Dia Técnico

De acordo com os organizadores, no 2º dia técnico de fruticultura do perímetro irrigado do Projeto Manoel Alves, a expectativa de participação é de aproximadamente 900 pessoas, envolvendo produtores do próprio perímetro irrigado, estudantes, técnicos, parceiros e agricultores da região.

Para o diretor de assistência técnica do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, que participará do evento, o dia de campo é um dos mais eficazes métodos de apresentação de resultados, tanto no que se refere a tecnologias aplicadas, quanto aos serviços prestados pelo Ruraltins. “Durante todos os anos o Ruraltins desenvolve diversas atividades no meio rural, e o dia de campo é uma das mais variadas metodologias aplicadas, sendo a que mais contribui para divulgação de resultados”, enfatizou o diretor, acrescentado que muitos agricultores que não estão inseridos no Projeto Manoel Alves, serão beneficiados pelo projeto de assistência técnica e extensão rural para Médios Produtores, executado pelo Ruraltins.

Confira a Programação e Estações

1ª Estação: Manejo da Cultura do Abacaxizeiro/Produção integrada, com a condução dos doutores Aristóteles Pires e Davi Theodoro Junghans; 2ª estação: Implantação e Manejo da Cultura do Coqueiro, com o MSc. Humberto Rollemberg Fontes; 3ª estação: Manejo da Cultura da Bananeira/ produção Integrada, com o Dr. Zilton José Maciel Cordeiro; 4ª estação: Manejo da Cultura do maracujá, com o Dr.Raul Castro Carriello Rosa; 5ª estação: Manejo irrigado de Fruticultura, com os Msc. Antônio Humbero Simão e AlexandreBarreto Almeida dos Santos, finalizando com um almoço e visita aos estandes instalados.