Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do PreviPalmas reuniram-se, durante sessão ordinária, na Câmara Municipal de Palmas na tarde desta terça-feira, 23, para deliberar sobre o andamento dos trabalhos realizados pela Comissão que investigará as aplicações do Instituto Previdenciário de Palmas (PreviPalmas).

A reunião foi presidida pelo vereador professor Júnior Geo (PROS), autor do requerimento de abertura da CPI. Na ocasião, foram pontuados quais questionamentos a CPI buscará esclarecer acompanhada do corpo técnico especializado. Entre elas, se houve a interferência do Poder Executivo Municipal da Gestão independente do PreviPalmas, se as ações do Instituto causaram ou poderão causar perdas financeiras, quem foram os responsáveis por possíveis ações ilegais e se há a possibilidade de recuperação no caso de perdas financeiras. Além disso, quais providências deverão ser tomadas para evitar que volte a ocorrer ações questionáveis como as que originaram a investigação.

Segundo Geo, as atividades da Comissão estão previstas para serem finalizadas ainda este ano. “O PreviPalmas é um patrimônio do povo palmense, principalmente, dos servidores municipais. As atividades previstas neste plano de trabalho visam conferir efetividade à investigação parlamentar, com respeito aos princípios constitucionais e da ampla defesa, mas sempre em busca do esclarecimento dos fatos que resultaram nesta CPI”, destacou.

Convocações

Durante a sessão foram apresentados os nomes referentes aos primeiros depoimentos que serão colhidos pela Comissão. Na próxima terça-feira, 30, serão ouvidos:

Antônio Chrysippo Aguiar, ex-presidente do Conselho do PreviPalmas;

Carlos Enrique Franco Amastha, ex-prefeito municipal;

Eron Bringel Coelho, presidente do Conselho Municipal de Previdência;

Carlos Júnior Spegiorin Silveira, presidente do PreviPalmas.

No dia 6 de novembro serão ouvidos os depoimentos:

Maxcilane Machado Fleury, do ex-presidente do PreviPalmas;

Fábio Costa Martins, ex-diretor de investimentos do PreviPalmas;

Christian Zini, ex-secretário de finanças de Palmas;

Adir Gentil, ex-secretário chefe da casa civil de Palmas;

Vera Lúcia Thoma Isomura, ex-secretária de finanças de Palmas e

Maria Cristina Carreira, coordenadora do Projeto de auditoria pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe).