Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus da UFT em Gurupi, Luciana Moreira Custódio e Aline Milani Moretto do curso de Teatro no Câmpus de Palmas e a ex aluna de Engenharia Ambiental, Thaynara Flor Rosal, estão na disputa do maior concurso de beleza do estado do Tocantins, o Miss Tocantins 2019. 

As candidatas enfrentam a disputa ao título junto com outras 12 concorrentes que representam diversos municípios do estado. A estudante e participante do concurso, Aline Milani, representa o município de Miracema, Luciana Custódio representa a cidade de Formoso do Araguaia e Thaynara Rosal está representando Cristalândia. Com perfis diferentes, as candidatas passarão por uma pré-seleção no próximo sábado (19) e no domingo (20) às 19h20 no auditório da ATM ocorrerá a fase final na presença do público. 

A 29ª edição do Concurso Miss Tocantins parece buscar novos perfis e agregar novos conceitos no que se refere à beleza feminina. Os critérios de seleção mudaram, agora não é apenas o fator físico que importa, a nova versão do concurso parece estar buscando mulheres mais engajadas e empoderadas, uma boa oratória, presença cênica, carisma e representatividade podem ser algumas das principais características avaliadas pelos jurados. 

Sobre as candidatas: 

Aline Milani Moretto de 19 anos, considera a cultura e a arte um fator importante para a sociedade, um dos motivos que levou a estudante do 2º período de Teatro do Câmpus de Palmas a participar do Concurso Miss Tocantins 2019, na intenção de resgatar o fator cultural para o estado. "Propagar o amor e o bem são valores primordiais, virtudes que fazem parte da minha personalidade", afirma a candidata. 

Ativista, feminista e militante de causas sociais em prol do movimento negro e indígena e participante assídua de movimentos estudantis desde 2014, a  participante Luciana Moreira Custódio, de 22 anos, é apaixonada pelo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia que cursa o 7º período no Câmpus da UFT em Gurupi. A estudante considera o concurso importante para visibilizar o empoderamento da mulher e a importância do seu papel social, bem como a defesa de causas sociais. "Eu decidi entrar para o mundo Miss quando eu vi a atual Miss Brasil numa reunião com o pessoal da ONU, daí refleti que o concurso tem sua importância e que essas mulheres têm uma importância social. Eu tenho uma causa comigo, que é trazer a representatividade nesses espaços excludentes", afirma a candidata. Luciana fala ainda sobre a paixão pelo curso/profissão escolhida e sobre o apoio que a Universidade dá tanto em relação à promoção de uma nova visão para sua área de atuação como futura engenheira, quanto em relação ao concurso para Miss Tocantins. 

Ex-estudante de Engenharia Ambiental no Câmpus da UFT em Palmas e atual estudante de Arquitetura em outra Universidade, Thaynara Flor Rosal, 26 anos, tenta conciliar o trabalho e os estudos com o seu envolvimento no concurso. A participante já realiza trabalhos como modelo há um tempo, além de já ter participado do Miss Tocantins quando tinha 18 anos. Ela não considera apenas como um concurso de beleza, enfatizando as mudanças nos critérios de seleção. Thaynara acha importante os jurados considerarem o engajamento e outras características das mulheres neste tipo de concurso. "Me sinto mais preparada do que na primeira vez que participei, mais madura e segura. Já tem um tempo que venho me preparando para o Miss Tocantins 2019. A sensação de poder representar o Tocantins é maravilhosa. Sempre admirei o concurso, sempre achei lindo, grandioso e deslumbrante! Mas também não é só isso, tem toda uma representatividade da mulher. A minha intenção é poder influenciar outras mulheres a acreditarem no seu potencial".  (Ascom UFT)