Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A defesa da Justiça do Trabalho foi tema de um ato nesta segunda-feira, 21, em frente ao Fórum Trabalhista de Palmas. A manifestação recebeu apoio de diversas entidades presentes, entre elas, a OAB Tocantins representada pelo presidente eleito Gedeon Pitaluga e pela vice Janay Garcia, além dos conselheiros estaduais Robson Macedo e Guilherme Trindade.

Atos semelhantes estão acontecendo em todo o País, mobilizados pela Associação Brasileira de Advogados trabalhistas (ABRAT), contra a extinção da Justiça do Trabalho. “É importante que a população se informe e se manifeste contra a extinção da Justiça do Trabalho, sistema essencial a garantia da defesa dos direitos do cidadão”, defendeu Leonardo Maciel, presidente da Associação Tocantinense de Advogados Trabalhistas.

O novo presidente da OAB Tocantins Gedeon Pitaluga enfatizou que o movimento contra a advocacia trabalhista é encarado pela Ordem como um movimento contra o próprio Sistema Judicial, que tem a OAB como instituição integrante. “Estamos aqui para demonstrar o apoio em defesa da Justiça do Trabalho, sem influência de ideologias políticas e partidárias, com independência e unidade”, disse Pitaluga.

Segundo destacou o representante do Ministério Público do Trabalho, Paulo César de Carvalho, a Justiça do Trabalho existe em diversos países desenvolvidos e cumpre o papel importante de garantir os direitos dos trabalhadores. “Não podemos admitir esse retrocesso em relação aos direitos fundamentais, que seria inevitável em caso de extinção da justiça do trabalho” destacou Carvalho.