Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Após conhecer toda a praticidade que a internet pode oferecer, muitas vezes é até difícil se lembrar de quando ela não fazia parte da rotina. Mesmo durante as férias, as pessoas costumam dar preferência a hospedagens que contam com uma boa conexão. E para oferecer internet de alta velocidade, hotéis investem cada vez mais em equipamentos e serviços como o gerenciador de wi-fi.

A seguir, entenda como um gerenciador de wifi pode fazer toda a diferença na prestação de serviços do hotel e por que a conexão de qualidade deve ser uma preocupação do setor hoteleiro.

O que é um gerenciador de wifi?

O papel de um gerenciador de wifi é oferecer ao hotel total controle sobre a velocidade e dispositivos conectados à rede de internet, além de compartilhar uma boa conexão com os hóspedes sem dificuldades.

Vantagens para o hóspede:

●     Acessar à Internet em qualquer local do hotel;

●     Conexão de alta velocidade, confiável e segura;

●     Utilização fácil (sem configurações).

Vantagens para o hotel:

●     Internet disponível em diferentes áreas do hotel: quartos, restaurante, salas de reuniões etc;

●     Portais personalizados e diferentes perfis para acesso de cada área;

●     Possibilidade de definir as tarifas do serviço e agregar valor.

●     Captação e análise dos dados dos hóspedes para conhecer seu perfil e comportamento e assim conseguir oferecer serviços e ofertas personalizadas; * tudo de acordo com as normas LGPD

Por que um gerenciador de wifi é necessário?

A citação "feito é melhor que perfeito" nem sempre se encaixa em qualquer situação, e a disponibilização de internet é uma delas. Às vezes o "feito" não é suficiente e, nesse caso, o resultado é um só: problema.

Afinal, é muito comum que hotéis ofereçam o serviço de internet de qualquer jeito, sem muita preocupação com configuração e estrutura. Quando isso acontece, várias coisas podem dar errado. Algumas delas:

●     Conexão lenta;

●     Instabilidade na rede;

●     Dificuldade para se conectar.

O que acontece é que por desconhecimento muitos hotéis não se dão conta que cuidados são necessários para manter a alta velocidade quando há vários acessos simultâneos. O resultado é que em vez da internet ser um benefício, ela se torna um grande aborrecimento na vida de quem tenta utilizá-la. Isso pode prejudicar na formação de opinião dos hóspedes a respeito do hotel e fazer com que não queiram mais voltar. A má conexão à Internet é um fator ruim para qualquer hóspede, mas se considerarmos a crescente tendência dos viajantes por motivos corporativos o cenário pode ficar ainda pior, pois os viajantes continuam trabalhando do hotel ou querem utilizar o serviço para conectar-se com a família (ou outras atividades) que possam envolver a utilização da rede.

Basta ler em sites de hospedagem os comentários negativos relacionados à conexão lenta do hotel para perceber o quanto uma pessoa pode se incomodar com isso.

Esses problemas podem ser evitados por meio da contratação de uma empresa especialista na instalação de gerenciador de wifi para o setor hoteleiro, como é o caso da Nonius.

A Nonius Hospitality Technology é uma empresa portuguesa com grande presença internacional, com atendimento em países da Europa, Américas, África e Médio Oriente. Possui 2 escritórios no Brasil, um sem São Paulo e outro no Rio de Janeiro, com o intuito de oferecer atendimento direcionado e completo no país.Hoje, mais de 255.000 quartos de hotel em todo o mundo – incluindo grandes redes do segmento hoteleiro – já contam com a tecnologia da Nonius no oferecimento de seus serviços.

Por que a internet não é mais opcional?

Se há algum tempo a internet era sinônimo de entretenimento, hoje ela é muito mais do que isso.

Para viagens turísticas, há hóspedes que fazem questão de se manter em contato com pessoas queridas que ficaram em casa, além de atualizar as suas redes sociais com cada detalhe vivido durante o período de férias.

Para viagens corporativas, a internet é essencial para execução do trabalho do hóspede, que muitas vezes precisa manter contato com a equipe, enviar relatórios e se comunicar com a empresa.

Movimentações bancárias, envio de documentos, gravação de reuniões, envio e recebimento de e-maills. Essas são apenas algumas das tarefas que dependem de uma boa conexão de internet.

Por isso, internet de alta velocidade não é mais opcional, é quase uma obrigação, e um hotel que oferece esse suporte aos hóspedes certamente ganha pontos positivos com todos eles.

Como disponibilizar internet de forma estratégica?

Sabendo que a internet é necessária e utilizada pela maioria dos hóspedes, é possível pensar em maneiras de fazer da conexão também uma estratégia de negócio. Aqui é possível citar dois exemplos: o primeiro deles é estimular os hóspedes a se movimentarem pelas dependências do hotel e o segundo é cobrar pelo uso da internet.

Há hotéis que oferecem internet gratuita e de alta velocidade apenas nas áreas comuns como hall de entrada, restaurante e bar o que incentiva hóspedes a se movimentarem, consumirem mais e também conhecerem todas as dependências do hotel.

Também é possível cobrar por minutos de conexão e, assim, agregar valor ao serviço. É possível oferecer 30 minutos diários gratuitos e cobrar por minutos adicionais.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? É possível melhorar a percepção que os hóspedes têm do seu hotel ainda este ano. Garanta um bom gerenciador de wifi e eleve o padrão de satisfação de seus clientes.