Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Os órgãos públicos municipais de Araguaína e Gurupi não terão expediente nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21. 

Em Araguaína o Decreto n° 156/2019 que declara ponto facultativo nas datas foi publicado na edição n° 1834 do Diário Oficial do Município.

O documento, assinado pelo prefeito Ronaldo Dimas, ressalta que as datas se referem ao feriado facultativo de Corpus Christi, celebrado no dia 20, e a sexta-feira subsequente, intercalada entre o feriado e o final de semana.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerado essenciais, que por sua natureza não podem ser interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Gurupi

Já em Gurupi, o decreto Nº 1.039 foi assinado pela prefeita em exercício Dolores Nunes nesta quarta (19).

O Decreto não abrange as repartições que por sua natureza desenvolvam serviços essenciais e que exijam regime de plantão permanente. Não abrange também a contagem dos prazos licitacionais dos Atos convocatórios, eventualmente publicados pela Comissão de Licitações de Gurupi. 

Corpus Christi

Festa religiosa católica, comemorada 60 dias depois do domingo de Páscoa, que tem por objetivo celebrar a institucionalização da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Uma das tradições da festa, iniciada na Bélgica no século 13, é a confecção de tapetes coloridos que servem de homenagem à passagem da procissão.

De acordo com decisão do Ministério do Planejamento, publicada em dezembro de 2018 no Diário Oficial da União (DOU), a partir deste ano a data ficou definida como ponto facultativo, cabendo aos municípios e empregadores decidir se aderem ou não ao feriado.