Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem já entrou em algum site de filmes, ou que esteja transmitindo uma partida de futebol ao vivo, e recebeu a mensagem de que "o conteúdo não está disponível na região", já sofreu pelo bloqueio de sites que alguns países aplicam às páginas da internet e aplicativos.

Há basicamente duas razões para o bloqueio por região acontecer; ou por direitos autorais que, consequentemente, vêm a ser direitos de propaganda, ou por governos autoritários. Como é o caso da China que já chegou a bloquear até o Google e Wikipedia.

É muito difícil para o usuário de hoje escapar de propaganda personalizada, basta visitar uma página de tênis e sapatos que milhões de propagandas destes produtos irão surgir na tela da pessoa. Facebook, Google, Instagram, Pinterest, … Todos recolhem os seus dados de navegação através dos cookies e mostram propaganda personalizada. Não seria maravilhoso driblar essa publicidade que somos obrigados a engolir?

Uma solução rápida e eficaz é a VPN

Para as pessoas que vivem em países que bloqueiam alguns aplicativos como Skype, Facebook e Gmail, a melhor solução é instalar uma VPN para se comunicar. É fácil e rápido; basta escolher um servidor de outro país e a situação está resolvida.

A VPN, ou Rede Privada Virtual, além de permitir acessar conteúdos restritos por região, tem inúmeras outras vantagens. A vantagem principal é proteger os dados dos usuários de ataques informáticos realizados por hackers. Dentre os vários tipos de ataques que um aplicativo VPN protege, podemos citar o Man-In-The-Middle (MITM), por exemplo.

Outras vantagens

●     Partidas e campeonatos ao vivo

Não é necessário estar limitado ao futebol, com este aplicativo é possível ver jogos de inverno, esgrima, sinuca e qualquer esporte que não seja transmitido no Brasil. Se você deseja ver um jogo da liga francesa por exemplo, deve escolher algum servidor da França na VPN e depois acessar o site de uma emissora de TV francesa que esteja transmitindo a partida.

●     Anonimato

Como é criada uma camada de proteção entre os dados do usuário e o servidor, nem sequer o provedor de internet da pessoa consegue saber os sites que ela visita. A pessoa que utiliza uma Rede Privada Virtual está protegida de propagandas personalizadas e de ter seus sites visitados rastreados pelo provedor de internet.

●     Filmes e séries de outros países

A Netflix, por exemplo, possui um catálogo diferente para cada país. Algumas produções são as mesmas, mas muitas outras são exclusivas. Os Estados Unidos possui um dos maiores acervos, e chega a ter o dobro da quantidade de filmes, séries de TV e shows que o Brasil.

O mesmo acontece com plataformas de vídeos que não temos acesso no nosso país ainda, como Hulu. Com a VPN passa a ser possível acessar.

●     Passagens aéreas mais baratas

O preço de uma viagem aérea é diferente de país para país, mesmo que a rota seja a mesma. Sabendo disso, quem precisa comprar uma passagem e reside num país aonde o preço não esteja bom, pode mudar a localização virtual do celular ou computador e comprar a partir de um país aonde o preço esteja mais em conta. A Malásia é um dos países aonde as passagens aéreas são as mais baratas, enquanto que a Holanda possui os voos mais caros da Europa.

●     Quartos de hotel mais baratos

Da mesma maneira que as passagens de avião, os hotéis baseiam os seus preços de acordo com o mercado. Um francês, por exemplo, pode pagar, geralmente, muito mais por um quarto de hotel do que um venezuelano. Por isso, se você comprar uma estadia num hotel em qualquer lugar do mundo a partir de um servidor da Venezuela, obterá um valor muito inferior ao que é praticado para os possíveis hóspedes france