Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de Palmas, Gurupi volta a receber mais uma etapa do Sonora Brasil Sesc – que completa 21 anos de circulação pelo País – com o tema ‘A Música dos Povos Indígenas do Brasil’. A 2ª Etapa com o “Circuito Grupo Wiyae” será realizada às 19h30 desta sexta-feira, dia 23 de agosto no auditório da Unidade Operacional do Setor Engº Waldir Lins. A entrada é gratuita.

Esse ano o Tocantins recebe o tema ‘A Música dos Povos Indígenas do Brasil’. São eles: Dzubucuá do povo Kariri-Xocó (AL); Memória Fulni-ô do povo Fulni-ô (PE); Opok Pyhokop do povo Karitiana (RO); Wagô Pakob do povo Paiter Suruí (RO); Teko Guarani do povo Mbyá-Guarani (RS); Nóg gã do povo Kaingang (RS); e Grupo Wiyae com Oficina Didática.

Confira, a seguir, a programação em Gurupi (Mini mostra):

Grupo Wiyae

“O grupo Wiyae, que significa canto na língua Tikuna, foi criado especialmente para o projeto Sonora Brasil. É formado por Djuena Tikuna (nascida em Umariaçu, nas “fronteiras” do Brasil, Peru e Colômbia, Djuena — ‘a onça que pula no rio’ — canta a cultura do seu povo, mantendo viva a sua história), Magda Pucci (cantora, arranjadora, compositora, educadora musical e pesquisadora das músicas de vários povos há 23 anos. Diretora musical do Mawaca, grupo de São Paulo que recria músicas de diferentes tradições do mundo), Diego Janatã (maranhense que tem viajado por diversas comunidades indígenas, por todo o Brasil, pesquisando e registrando a musicalidade dos povos das florestas e também o som dos tambores das comunidades quilombolas e tradicionais do Maranhão e de outras partes da Amazônia) e Gabriel Levy (arranjador, compositor, educador e produtor musical. É acordeonista do Mawaca e já atuou em shows e álbuns ao lado de importantes artistas brasileiros dos mais diferentes estilos)”.

No repertório, músicas do povo Tikuna e composições próprias e músicas de outros povos indígenas recolhidas em pesquisas e que serão apresentadas a partir de recriações e arranjos artísticos.

Integrantes: Djuena Tikuna (AM); Magda Pucci (SP); Diego Janatã (MA); e Gabriel Levy (SP).

A 1ª Etapa “Circuito Povos Indígenas da Região Sul do País” com os grupos: Teko Guarani do povo Mbyá-Guarani (RS) e Nóg gã do povo Kaingang (RS), foi realizada no dia 16 de julho em Gurupi.

Sonora Brasil Sesc

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, desde 1998 o Sonora Brasil Sesc promove a circulação de artistas e/ou grupos musicais das cinco regiões do país. Ao longo de 20 anos o projeto contou com a participação de 85 artistas ou grupos, totalizando 481 músicos participantes, e foram realizadas mais de 6.000 apresentações em cerca de 150 cidades brasileiras. Em 2019 e 2020 as abordagens temáticas são ‘A Música dos Povos Indígenas do Brasil’ e ‘Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira’. Saiba mais em http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil2019/#.

O Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes e contribuem para a memória da cultura musical brasileira. O projeto tem como objetivo difundir a diversidade da música brasileira a partir de recortes temáticos que abordam aspectos de seu desenvolvimento, com especial atenção à música de concerto e à música de tradição.