Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Um ato em defesa da Amazônia e do cerrado deve ser realizado em Palmas neste sábado, 24. A informação circula nas redes sociais nas quais a população é convidada a participar de uma manifestação pela Floresta Amazônica, que há cerca de 20 dias sofre com incêndios ininterruptos em áreas indígenas e de proteção ambiental. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a agosto deste ano, as queimadas na região Amazônica tiveram um aumento de 83% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O cerrado, vegetação típica da maior parte do Tocantins, também agoniza entre as chamas. Nos últimos dias uma nuvem de poluição tomou conta das principais cidades, incluindo a capital, Palmas. Os dados do Inpe mostram que por aqui já foram registrados mais de 5 mil focos de incêndios em áreas de vegetação.

As queimadas na região Amazônica têm repercutido no mundo. Celebridades, cientistas e políticos da comunidade internacional têm divulgado, comentado e cobrado atitude do governo brasileiro nesse caso. A grande repercussão motivou manifestações em todo o país.

Atos em defesa da Amazônia devem acontecer em pelo menos 19 capitais. Em Palmas a manifestação está marcada para às 17h deste sábado, 24, no Parque dos Povos Indígenas. Em seguida deverá acontecer uma caminhada em prol da Amazônia e do cerrado.