Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Cinthia Ribeiro, Mila Jaber e Daniel Borini durante coletiva de imprensa para anunciar retomada das atividades econômicas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Palmas apresentou nesta sexta-feira, 29, um plano de retomada das atividades econômicas na capital. Segundo a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), os serviços e parte do comércio que ainda não está funcionando serão autorizados mediante protocolos de abertura e termo de responsabilidade.

Para isso, foi estabelecido um calendário de reabertura dos estabelecimentos. De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico e emprego, Mila Jaber, a retomada vai acontecer em duas fases. Na primeira, no dia 8 de junho, serão autorizadas a reabrir comércio varejista, concessionárias e lojas de departamento.

A segunda etapa acontece no dia 15 de junho com a autorização de reabertura de shoppings centers, sem área de entretenimento, restaurantes, academias e escolas de natação e esportivas. “Cada tipo de serviço e estabelecimento tem uma data diferente para poder reabrir porque cada um deles precisa de protocolos diferentes de higiene e segurança”, afirmou Mila Jaber.

De acordo com a prefeitura, Palmas tem 37.652 empresas em funcionamento. Nem todas estão fechadas, ou funcionando parcialmente, apesar da pandemia. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 73,93% delas estão funcionando normalmente. Apenas 25,07% estão fechadas ou funcionando em sistema de delivery.

Nos setores de indústria, construção civil e agropecuária já estão funcionando normalmente. Já no setor de serviços, 81% das empresas estão funcionando. O comércio é o mais afetado, com mais da metade das empresas fechadas, apenas 47% estão operando.