Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Esmeralda Medrado estava internada no Hospital Dom Orione, onde também exercia a profissão

Esmeralda Medrado estava internada no Hospital Dom Orione, onde também exercia a profissão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Esmeralda Medrado estava internada no Hospital Dom Orione, onde também exercia a profissão Esmeralda Medrado estava internada no Hospital Dom Orione, onde também exercia a profissão

Faleu nesta sexta-feira, 7, a médica anestesista Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, 72 anos. Pioneira no Tocantins, Doutora Esmeralda, como era conhecida, foi vítima da covid-19. Ela estava internada na UTI do Hospital Dom Orione, em Araguaína, onde também trabalhava, mas não resistiu à doença.

Esmeralda Medrado era médica pioneira no Tocantins, tendo se mudado para o estado ainda na década de 1980. Ela era viúva do também médico e ex-secretário de saúde do estado, Eduardo Medrado.

Em nota de pesar, o Conselho Regional de Medicina (CRM) lamentou a morte de Esmeralda. “Que sua atuação, sua coragem e seu compromisso ético com a medicina sejam inspirações para todos. Que seu legado de comprometimento sirva de conforto a sua família”.

O Sindicato dos Médicos (Simed) destacou a carreira e profissionalismo da médica. “Coragem e dedicação à medicina e aos pacientes são algumas das condições humanas que a fizeram ser tão amada e respeitada em toda a sua vida, desde a formação em Salvador, sua residência em anestesiologia em Goiânia e sua carreira profissional no Tocantins, ao lado do também médico Eduardo Medrado”, diz a nota de pesar do sindicato.

O governador Mauro Carlesse (DEM) também se solidarizou com a família da médica. “Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da ética profissional”, lamentou o governador em trecho da nota de pesar.

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins (SAETO) também lamentaram o falecimento por meio de nota. 

Confira abaixo notas de pesar.

Nota de pesar

Foi com profundo pesar que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins (SAETO) receberam a notícia do falecimento da médica anestesiologista, Drª Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, de 72 anos, vítima da COVID-19.  

Drª Maria Esmeralda trabalhava como anestesiologista nos hospitais Dom Orione e Regional de Araguaína. É portadora do registro 006 no Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), pioneira no Estado e uma das fundadoras da Coopanest-TO e da SAETO, além de ter sido vice-presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (FEBRACAN). Foi presidente da Coopanest-TO por cinco mandatos.  

Pelos colegas, será lembrada pela estruturação de condições de trabalho, remuneração digna e valorização da categoria. Exerceu a anestesiologia com qualidade, dignidade, ética e grandeza. Estimulou o primeiro serviço de residência do Estado em Araguaína, e projetou o Tocantins na anestesia do Brasil.  

Foi casada com o médico Dr. Eduardo Novaes Medrado Santos, ex-secretário de Saúde do Estado do Tocantins que faleceu em 20 de junho de 2016. Baiana de Salvador, a médica Maria Esmeralda acompanhou o marido Eduardo Medrado na mudança de Barreiras-BA, na divisa com o então nordeste goiano, para Araguaína, no norte do Estado, em dezembro de 1982. 

Os colegas das duas entidades expressam ainda suas condolências pela perda aos amigos, familiares e aos filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio. 

Dr. Tássio Diogo Pontes 

Presidente da Coopanest-TO 

Dr. OmérioHauck da Silveira 

Presidente da SAETO

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nota Dep. Dulce Miranda e Marcelo Miranda 

Lamentamos profundamente o falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, nesta sexta-feira, 7 de agosto. Dra Esmeralda era anestesista e atuava no Tocantins por cerca de 40 anos,  precisamente em Araguaína onde deixou um legado médico e ético da profissão, bem como a de um trabalho humanizado e respeitoso junto aos pacientes do hospital Dom Orione.

A classe médica do Estado perde um dos grandes nomes dos seus quadros, e o Tocantins se despede e agradece à Dra Esmeralda por tamanha dedicação ao próximo e aos araguainenses.

Neste dia triste de perda, pedimos ao Pai Criador que acalente os corações dos filhos, demais familiares e amigos.  Rogamos a Ele que receba em Sua grande Morada o espírito da Dra Esmeralda. 

Nossas mais sinceras e honrosas condolências.

Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota Prefeito de Araguaína

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento nesta sexta-feira, 7, da médica anestesista Esmeralda Marchesini Medrado, de 72 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Orione, vítima de covid-19.

Pioneira no nosso Estado, deixou para Araguaína o exemplo do exercício de uma medicina humana e de grande ética profissional.

Esmeralda era esposa do também médico que leva o nome  do Hospital Municipal, Eduardo Novaes Medrado, falecido em 2016. Ela deixa quatro filhos: Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio. 

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. E que Deus possa confortar e dar forças à família para enfrentar este momento de tanta dor.⠀

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira⠀

Prefeito de Araguaína

----------------------------------------------------------------------------------------------