Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde dessa terça-feira, 11, o outdoor peça da campanha #ForaBolsonaro, realizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) do IFTO foi reinstalado na capital após o anterior ter sido alvo de vandalismo. Dessa vez, os próprios filiados do Sindicato mobilizaram uma vaquinha para o financiamento da peça.

A campanha #ForaBolsonaro aprovada no 33° Congresso Nacional do Sinasefe, foi aderida pelo Sinasefe no dia 17 de julho, com o objetivo principal de repudiar "a forma desastrosa", segundo o sindicato, com que o Governo Federal vem atuando diante da pandemia, que já registrou mais de 100 mil mortes no Brasil. Com divulgação nas redes sociais e instalação do outdoor, a campanha foi interrompida após 10 dias de instalação, quando apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro destruíram a peça, demonstrando assim, segundo o Sinasefe, atos autoritários e afrontosos à democracia.

Segundo Kairo Tavares, membro da direção do Sinasefe – Seção Sindical IFTO, o sindicato recebeu várias mensagens de apoio e solidariedade após o ato de vandalismo: “ A divulgação da destruição do outdoor gerou várias manifestações de apoio ao Sindicato, bem como motivou os próprios sindicalizados a darem sequência à campanha, por meio do lançamento de uma vaquinha, suficiente para colocar um novo outdoor no lugar da peça que foi destruída e ainda colocar um segundo outdoor também em Palmas/TO", relembra.

O prof. Willy Silva foi o responsável pela mobilização da vaquinha nas redes sociais: “Enquanto cidadão, eu me senti agredido após o vandalismo, uma vez que o outdoor havia sido financiado com o dinheiro dos sindicalizados, que contribuem de forma solidária com esse movimento e em uma campanha que foi aprovada em âmbito nacional”, afirma. 

Ainda segundo Willy, não foi identificado em nenhum momento ações semelhantes partindo daqueles que não compactuam com o Governo. “Isso demonstra que nós temos um núcleo fascista, que beira ao terrorismo. Após o vandalismo, ficou evidente que o outdoor não estava errado. Puxei a vaquinha nas redes sociais e fico feliz que os demais companheiros contribuíram, pois assim conseguimos manter o nosso outdoor, assim como os demais que estão espalhados pela cidade. O processo democrático é assim, temos a nossa liberdade de expressão, respondemos pelos nossos atos, conforme a Constituição”, defende.

O novo outdoor segue o mesmo padrão do anterior e traz uma mensagem a mais: o agradecimento à comunidade pelo apoio e financiamento da nova peça.