Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Agentes da PF em frente à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Santa Maria (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quarta-feira, 25, dezoito mandados de busca e apreensão  em uma operação que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudes em licitações, corrupção e desvio de recursos públicos no Estado do Tocantins.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1) e estão sendo cumpridos em Palmas, Lagoa do Tocantins, Santa Maria, Augustinópolis, São Miguel e também em Imperatriz, no estado do Maranhão.

De acordo com a polícia, o grupo seria responsável por fraudes em processos licitatórios e desvio de recursos  envolvendo recursos do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Educação repassados aos municípios entre 2017 a 2019.

As investigações evidenciaram que os agentes públicos investigados teriam favorecido determinadas empresas em licitações em troca do pagamento de propina. A Polícia Federal não divulgou nomes de tais agentes públicos, empresas ou mesmo os valores desviados.

Os mandados que estão sendo cumpridos nesta quarta-feira servirão para obter novas provas, aumentando o conjunto probatório para acusações, bem como cessar a continuidade das ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, além de identificar e recuperar ativos frutos dos desvios realizados.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa.

A operação foi batizada de Exprobo, do latim exprobare, que significa repreender, não concordar, fazendo referência aos atos ilícitos praticados pelos investigados.