Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Uma fuga de presos aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 30, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Segundo a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), 7 homens fugiram por um buraco na cela.

Ainda de acordo com a Seciju, as circunstâncias estão sendo apuradas e que todas as equipes de segurança do Estado se encontram em busca.

Os presos foragidos são: Deusire Pereira Carvalho, Durval Gomes de Oliveira Filho, Joel Rodrigues Barbosa, Maycon Douglas Souza Castro, Olivan Batista Fialho, Reinaldo Fernandes de Oliveira e Renato David Freitas Santos.

A Prosispen, entidade que representa os servidores do Sistema Penitenciário, divulgou nota manifestando “indignação e insatisfação com o Governo Estadual”. De acordo com a associação, em ofício enviado à entidade, a Seciju teria informado “que não há deficiência no Sistema”.

Entretanto, para a Prosispen, problemas como a fuga registrada nesta madrugada são resultado da omissão e ineficiência do Poder Público no Sistema Penitenciário. “O mais importante não está sendo feito, como a distribuição adequada dos Policias Penais nas Unidades, e o principal, investimento no capital humano, nos profissionais”, diz a nota da Prosispen.

Ainda para a entidade, o governo se torna cúmplice dos problemas que ocorrem no sistema na medida em que é leniente com os diversos problemas que ocorrem nas unidades prisionais. “Para resolver os problemas de super lotação, é necessário reforço de Servidores, pois com a lotação acima da capacidade e a pequena quantidade de profissionais disponíveis, há redução da vigilância e consequentemente facilita as fugas e a entrada de drogas, armas e telefones celulares nos presídios”, afirma a nota.

Presos que fugiram da CPP de Palmas na madrugada desta segunda-feira (Fotos: Divulgação/ Seciju)